Você está visualizando atualmente Turismo da fronteira e seus impactos para a economia são discutidos na CNC

Turismo da fronteira e seus impactos para a economia são discutidos na CNC

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS), Daniela Dias, participou como representante da Fecomércio-MS da reunião do Grupo de Trabalho sobre Turismo de Fronteira realizada no dia 23 de outubro, em Brasília, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Quatro grandes temáticas foram discutidas pelos integrantes do Grupo, composto por representantes de onze estados e palestrantes convidados para discutir os temas: turismo aéreo; turismo rodoviário; turismo como fator do desenvolvimento econômico, político e social; impactos dos Free Shops/lojas francas sobre o turismo de fronteira.

De acordo com Daniela Dias, o evento foi a oportunidade para a troca de experiências e busca por alternativas e proposições de ações que possam fomentar o turismo da área de fronteira, transformando desafios em oportunidades. “Uma união de unidades federativas, em busca de um mesmo objetivo”, explica.

O objetivo do grupo é que as discussões continuem nas esferas estaduais, regionais, com ações sendo pleiteadas em âmbito nacional. “De uma forma geral, a reunião permitiu o estreitamento das relações, inclusive abrindo brechas para que os estados brasileiros, por meio da CNC e Federações do Comércio participem de grupos de trabalho do Governo Federal. Trata-se de uma grande oportunidade para o turismo brasileiro”.