Você está visualizando atualmente Pelo segundo mês consecutivo, confiança do comerciante cai em Campo Grande

Pelo segundo mês consecutivo, confiança do comerciante cai em Campo Grande

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Campo Grande (ICEC) está em 135,2 pontos em abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e de Turismo (CNC). Em março, o indicador foi 138,7 e, em fevereiro, 140,3. Já no mesmo período do ano passado, o índice era menor e fechou em 117 pontos.

A pontuação vai na contramão do índice nacional que apresentou crescimento este mês em relação ao mês anterior.

“Fatores externos, mas com impacto nas vendas devem ter contribuído para essa percepção, como aumento da energia elétrica, combustível, que tem influência em vários insumos, e o impacto referente a guerra na Europa”, explica a gerente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira. “Os empresários estão cautelosos pois somos um estado cuja matriz ainda agrícola sofre os impactos dessa natureza”.

ICEC – De acordo com a pesquisa, 70% dos empresários estão com os estoques adequados. A percepção negativa da economia ocorreu entre os empresários de semiduráveis e duráveis.  “Para 30,8% dos empresários do segmento de duráveis, as condições da empresa estão muito melhores e para 45,3% estão pouco melhores. Indicadores que estavam 36% e 43%, respectivamente. São oscilações como essas e que estão permeando a sondagem deste mês que nos apontam como o mercado está oscilando e ainda cauteloso com o momento em que estamos passando”, diz a economista.

Confira outros dados da pesquisa: ICEC abril MS