Você está visualizando atualmente MS Competitivo e FNQ realizam curso sobre gestão de riscos na Capital

MS Competitivo e FNQ realizam curso sobre gestão de riscos na Capital

O MS Competitivo e a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade) realizam nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), em Campo Grande, o curso “Gestão de riscos integrada aos sistemas de qualidade e compliance”, ministrado pelo consultor Marco Antonio Nutini. O objetivo é o aprimoramento da gestão de risco nas organizações a partir da compreensão de estudos de caso, bem como do aprofundamento nas metodologias de aprendizado do MEG (Modelo de Excelência da Gestão).

A metodologia adotada durante a capacitação permite analisar casos empresariais e acidentes célebres da história e casos de sucesso. A diretora técnica do MS Competitivo, Olga Martinez, explica que o tema tem se tornado uma agenda prioritária das organizações e o MS Competitivo acompanha as tendências, buscando trazer capacitações com temas relevantes e aderentes às necessidades das empresas e instituições.

“É muito importante que as organizações estejam avaliando os riscos diante de cenários de incertezas. O mercado consumidor está muito exigente, está mudando muito rápido, por causa da tecnologia, com acesso a informações de organizações do mundo inteiro. Além de mudanças regulatórias, oscilações, com mercados muito fortes interferindo em tudo, incluindo no nosso Estado. Não estamos mais isolados, as variáveis são muitas e para entender o que isso significa para o negócio das organizações é que a gestão de risco se torna importante e está tão na ponta da agenda atualmente”, afirma Olga.

Marco Antonio Nutini explica que vivemos em um mundo em que há novas incertezas surgindo a cada instante, em um ambiente empresarial instável, e saber como tratar e como lidar com esse mundo complexo é essencial para qualquer organização. “Vai além da atribuição do problema para uma área especializada. É disso que trata a gestão de risco. Não é uma competência adquirida espontaneamente, é necessário, em empresas que buscam a excelência, incorporar nos processos decisórios, no desenvolvimento de produtos, nos sistemas e processos de cadeia de valor e em qualquer iniciativa de mudança”, diz.

Marco Antonio : “saber como tratar e como lidar com esse mundo complexo é essencial para qualquer organização”

Segundo o consultor, as definições mais tradicionais apontam o risco como a possibilidade de um evento causar perdas humanas ou materiais ou a combinação da probabilidade de um evento ocorrer com a consequência material desse evento. No entanto, o risco não é, necessariamente, um evento negativo. O risco também pode representar uma oportunidade para as organizações.

“De acordo com os padrões internacionais sobre o tema, risco é o efeito da incerteza sobre os objetivos de uma organização. Sendo assim, a essência da gestão de risco é apoiar a organização a conviver com a incerteza e não, necessariamente, eliminá-la, até porque o efeito pode ser positivo”, explica.

Serviço: O MS Competitivo vai realizar uma segunda turma do curso “Gestão de riscos integrada aos sistemas de qualidade e compliance” nos dias 23 e 24 de julho. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3211-5333 ou pelo e-mail pqgmscompetitivo@gmail.com.