Você está visualizando atualmente Senac coordena programa de desenvolvimento econômico em dois municípios turísticos de MS

Senac coordena programa de desenvolvimento econômico em dois municípios turísticos de MS

Dois municípios de Mato Grosso do Sul foram selecionados para receber o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo-, iniciativa do Sistema Comércio MS e executada pelo Senac MS. O DEL Turismo foi oferecido à MS pela Fecomércio Rio Grande do Norte e a seleção dos municípios se deu conforme padrões estabelecidos pelo Programa, além de seguir plano de desenvolvimento da regionalização do turismo da Fundação de Turismo – parceiro da ação.

“Mato Grosso do Sul é o primeiro estado da região Centro Oeste a participar do programa e os municípios foram escolhidos por já apresentarem Instâncias de governanças regionais ativas, o Caminho dos Ipês e a Rota Cerrado Pantanal”, explica a consultora de educação profissional do Senac MS, Camila Fernandes, que coordena o programa.

Ação efetiva – Como primeira ação, a coordenadora do programa, juntamente com o Diretor de Turismo de Corguinho, José Correia, a Secretária de Meio Ambiente e Turismo De Pedro Gomes, Jackeline Figueiredo, e a Chefe de Desenvolvimento do Turismo de Pedro Gomes, Thayene Lima dos Santos participaram de um treinamento no Estado de Santa Catarina realizado nesta semana, com visitas técnicas a projetos apoiados pelo Programa DEL Orleans. “Foi uma oportunidade para conhecer sua efetividade na prática e os resultados do programa”.

O Programa – O DEL foi lançado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) em 2012 e em 2017 o Senac RN aderiu e adaptou o programa para atender as necessidades de municípios que que pretendem fortalecer o turismo, tornando a atividade fonte de renda. O Programa DEL Turismo tem por meta desenvolver e estruturar o turismo nos municípios de forma sustentável. Foi implementado pelo Senac RN em diversos municípios, sendo Tibau do Sul, conhecido pela Praia de Pipa, um dos destinos. Ele tem o apoio de duas instituições Alemãs na abordagem metodológica dos aspectos específicos de sustentabilidade.

O projeto terá a duração de um ano quando os municípios estarão aptos a requisitar a certificação Padrão de Destinos Verdes, concedida pela Green Destinations, uma fundação Holandesa.

Deixe um comentário