Você está visualizando atualmente Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC

Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC

Após os principais destinos de Mato Grosso do Sul implantarem criteriosos protocolos de biossegurança para voltarem a receber turistas, o MS é um dos primeiros estados brasileiros a conquistar o selo internacional de turismo seguro ‘Safe Travels’, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council). A organização privada trabalha com pesquisas sobre o impacto econômico e social do setor, com a organização de conferências globais e regionais focadas em assuntos relevantes para a indústria do turismo e também para aumentar a conscientização sobre a atividade econômica do setor.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a conquista do selo internacional é um passo importante na retomada do turismo. “O MS ter conquistado o selo ‘Safe Travels’ mostra que os destinos que estão adotando os protocolos de biossegurança têm feito o dever de casa. Os procedimentos foram trabalhados de forma correta especialmente em Bonito, Miranda e Corumbá que também desenvolveram protocolos municipais e isso faz com que o conjunto de ações dê ao Estado a condição de ter o reconhecimento da WTTC. Estamos muito felizes, pois o selo mostra que a imagem de Mato Grosso do Sul vai ser positiva lá fora e que estamos prontos para a retomada do turismo internacional, quando os voos e a conectividade aérea voltarem à regularidade”, ressalta.

Pousadas em Miranda
O protocolo de boas práticas da WTTC foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico. Para o selo ser validado, os protocolos de biossegurança adotados pelos destinos solicitantes precisam atender a vários requisitos de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Governos e empresas do setor que adotaram e implementaram efetivamente os protocolos padronizados globais de saúde e higiene podem solicitá-lo e estar aptos a usarem o selo.

A ideia é que viajantes reconheçam os governos e negócios ao redor do mundo com o “Safe Travels” como um sinal de que estas instituições adotaram protocolos globais de saúde e higiene. O selo pretende mostrar a esses consumidores que eles podem viver a experiência de uma “Viagem Segura” enquanto não alcance a vacina contra Covid-19.

Retomada do Turismo no MS

Corumbá (Saul Schramm)

O selo ‘Safe Travels’ soma-se ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, e também à campanha de retomada do turismo do MS voltada para a conscientização do turista e intitulada “Vem, mas vem de máscara”. A campanha é educativa e foi lançada durante a ABAV Collab – Feira Virtual de Turismo, um dos maiores eventos do setor e que este ano acontece em formato digital pela primeira vez.

Os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul não foram os primeiros a retomar as atividades no país, pois estavam providenciando protocolos de biossegurança que contemplassem a realidade local, já que a maior parte do atrativo sul-mato-grossense é de natureza e havia também a necessidade de manter o comprometimento de interferência mínima no meio ambiente. O processo de reabertura foi feito de forma consciente, tanto pelo Governo do Estado, quanto pela iniciativa privada, que opera com capacidade reduzida de atrativos, hotéis e serviços. Agora o destino MS estampa também o selo internacional ‘Safe Travels”.

Fonte: Fundtur