Você está visualizando atualmente Sistema Comércio participa de media training

Sistema Comércio participa de media training

Dirigentes do Sistema Fecomércio MS, Senac MS, Sesc MS, presidentes de Sindicatos Empresariais do Estado e representantes da Fecomércio participam nesta quarta e quinta-feira do Media Training 4.0 realizado na modalidade online.

“Percebemos a importância de atualizar nossos diretores sobre as novas formas de entrevistas advindas das tecnologias disponíveis e sabemos também da necessidade de se passar a mensagem de forma objetiva, nos posicionando sobre os mais variados assuntos do nosso negócio”, explica o gerente de Gestão Estratégica e Multiplicador do Sistema de Excelência em Gestão Sindical – SEGS, Reginaldo Henrique Soares Lima.

Além das novas formas de entrevista, os participantes aprenderam sobre a imprensa 4.0 (legado da pandemia e a influência das mídias digitais e seu impacto para empresas), gestão de crise e como contorná-las, linguagem verbal e não verbal.

O assessor da Assessoria de Gestão das Representações da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Cristiano Costa, abriu os trabalhos e falou da importância do treinamento para a representatividade dos presidentes de sindicatos.  “É fundamental um treinamento com essa temática no sistema sindical, para que potencializemos a nossa comunicação com a sociedade, ainda mais em um mundo tão desafiador”.

A jornalista Veruska Donato abordou sobre como são utilizadas as novas tecnologias nas mídias. “A informação é uma das formas mais completas de empoderamento e ela deve chegar igual a todas as pessoas, independentemente da condição socioeconômica. Quando um formador de opinião entende como essa informação deve ser comunicada nas variadas mídias, ele colabora para a disseminação da informação”, explica a jornalista. “Cada mídia utiliza de uma estratégia, por isso a importância de saber comunicar.”

A fonoaudióloga e especialista em voz, Ariane Alves, realizou treinamento sobre a importância da voz, ainda mais em tempos de lives e entrevistas que são realizadas pelos próprios entrevistados, uma nova modalidade que intensificou no pós-pandemia. A voz pode ser treinada e é importante instrumento para transmitir seu recado e compõe sua imagem pessoal, que hoje também é marca, é branding. “Tenho recebido muitos clientes com dificuldades em fazer reuniões online e outros querendo melhorar no vídeo para lives e gravações. Acredito ser um mercado que não tem volta mais. Por isso, é necessário se especializar, aprimorar conhecimento na área e aprender que, com técnica e treino, dá pra evoluir bastante e ter uma comunicação eficaz no meio virtual.”

Quem conduziu os trabalhos foi a assessora de imprensa Neusa Pavão, que abordou o impacto das mídias sociais na mídia tradicional e, ainda, sobre a elaboração de planos estratégicos para evitar crises de comunicação. “É inegável que os públicos tanto da mídia tradicional quanto da digital interagem e um alimenta o outro. As fake news e mesmo os limites do que é público e privado estão cada vez mais tênues e atingem as lideranças empresariais. Entender esse mecanismo e preparar as organizações para esse mundo 4.0 que já bate na porta de todos é papel dos responsáveis pela comunicação das empresas”, diz.

O presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, afirma que as mudanças sociais estão cada vez mais rápidas e impactadas pelas tecnologias e as organizações precisam se adequar. “É papel da Federação, como representante de um setor tão importante e impactado por essas transformações, dar subsídios aos seus filiados e afins o suporte necessário para – primeiro, entendê-las; segundo, potenciar sua atuação por meio de informações claras e, cada vez mais, representativas”.

Deixe um comentário