Você está visualizando atualmente Sistema Comércio MS e parceiros assinam contrato do programa Del Turismo

Sistema Comércio MS e parceiros assinam contrato do programa Del Turismo

O Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul, por meio da Fecomércio MS e do Senac MS, assinou nesta segunda-feira (06) o contrato com os municípios de Pedro Gomes e Corguinho, de adesão ao programa Del Turismo, que tem o objetivo de desenvolver o turismo sustentável. Em MS, o programa vai atender os dois municípios e conta com apoio da Fecomércio MS, Senac MS e Fundação de Turismo do Estado.

A iniciativa une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável. O Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW) é parceiro do programa, e o Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA) são apoiadores. Ainda neste mês de dezembro, começa a primeira etapa com os municípios participantes de MS, com a realização de palestras de sensibilização sobre o programa para empresas, associações e a comunidade em geral.

“Nosso objetivo, por meio dessa parceria, é divulgar estes municípios que ainda não têm suas atratividades turísticas conhecidas no Estado e também fora dele. Quando se fala de turismo em Mato Grosso do Sul, muita gente acha que só existe Bonito e Pantanal e queremos mostrar que temos muitas outras potencialidades. Precisamos trabalhar com afinco para desenvolver o turismo do nosso Estado”, afirma o presidente do Sistema Comércio MS (Fecomércio MS/Sesc MS/Senac MS/IPF MS), Edison Araújo.

O programa tem como objetivo fortalecer a economia local nos municípios, por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil. Os trabalhos serão focados no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino. Os estados do RN, MS, MG, SC e AC são os participantes nessa primeira fase da Rede DEL Turismo.

O programa será coordenado e executado pelo Senac MS, no Estado. Inicialmente, por meio de orientações aos municípios participantes e, futuramente, dependendo das necessidades de cada região, com a oferta de cursos profissionalizantes e consultorias. “Vamos fazer um trabalho diferenciado, juntando a tecnologia, os recursos advindos da parceria e participação da comunidade local, que será muito importante para a execução do projeto. O turismo precisa se reestruturar, cada um fazendo a sua parte, criando um ambiente hospitaleiro para propiciar isso. Esse projeto tem tudo para dar certo. É uma grande responsabilidade estar na condução, mas acreditamos que vai dar certo, pela vontade e empenho de todos os envolvidos”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

Para o prefeito de Pedro Gomes, William Luiz Fontoura, o programa é muito importante para ajudar a divulgar as belezas da região do município, em um turismo de contemplação. “Precisamos desse braço mais forte, dos apoiadores, para conseguirmos crescer, desenvolver. Estamos muito felizes com essa parceria e com o apoio desse programa. Pedro Gomes tem muito a desenvolver e o apoio é fundamental para isso”, diz.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, destacou o potencial turístico de todas as regiões do Estado e a importância do trabalho de regionalização. “O município precisa estar fortalecido para conseguir desenvolver seus potenciais turísticos e o apoio financeiro que essa parceria proporciona, além da orientação e envolvimento de todos os segmentos, é fundamental para isso acontecer e dar certo”, explica.

Também participaram da reunião o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; a assessora da Assomasul, Vanessa Gasparini; a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Pedro Gomes, Jakeline Figueiredo; e a chefe de Desenvolvimento do Turismo de Pedro Gomes, Thayane Lima dos Santos.