Você está visualizando atualmente Representantes de sindicatos empresariais recebem certificação de capacitação do SEGS

Representantes de 16 sindicatos empresariais, filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS (Fecomércio-MS), receberam nessa sexta-feira (14) a certificação no SEGS – Sistema de Excelência em Gestão Sindical-Ciclo 2018. A cerimônia marcou o encerramento das atividades de 2018.

O presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, destacou a importância do momento de reconhecimento e também de avaliação da atuação sindical. “É uma forma de prestarmos contas de tudo que foi feito durante o ano e também de traçar novos planos, novas metas para 2019. Sabemos das dificuldades e precisamos buscar alternativas para driblá-las, nos reinventando e encontrando meios para defender nossa categoria”, afirma.

O programa tem o objetivo de alinhar as práticas de gestão sindical entre integrantes do Sistema Sicomércio, CNC-Confederação Nacional do Comércio, as Federações do Comércio e os sindicatos da sua base. Para desenvolver a excelência na administração, as entidades filiadas ao Sicomércio devem atender aos critérios de avaliação do programa, elaborados com referência às boas práticas internacionais de gestão.

O SEGS capacita líderes e executivos sindicais para melhor atuarem em prol dos interesses das empresas que representam. Os sindicatos passam por uma avaliação que pontuam os seis eixos de atuação sindical: Atuação legislativa, comunicação institucional, atuação gerencial, produtos e serviços, representação e relações sindicais.

“A certificação do SEGS demonstra que esses sindicatos conseguiram alcançar a excelência na sua gestão ou que estão a caminho, que souberam conduzir bem seus sindicatos e estão mais fortalecidos para atender seus representados em 2019”, conclui Edison Araújo.

Durante três dias, os executivos dos sindicatos participaram na Capital de capacitações sobre a utilização dos sites sindicais, com a presença do representante da CNC, Marcelo Vital, e sobre a atuação da Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema CNC – Sesc-Senac (Renalegis).

O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados, Valter Castro, destaca a importância da participação dos sindicatos no SEGS. “Nos ajuda a aperfeiçoar nossos trabalhos, melhorando as condutas dos colaboradores e a forma de atendimento aos nossos representados. A gestão de uma instituição é fundamental para alcançar resultados e o SEGS nos ajuda a gerenciar melhor nossas receitas e aplicar melhor os recursos”, diz.

Entre os benefícios do SEGS estão a troca de experiências, o fortalecimento da representatividade, a organização das entidades além da melhor atuação na defesa de interesses e prestação de serviços.