Você está visualizando atualmente Representante de MS participa de reunião da CBCex sobre acordos internacionais

Representante de MS participa de reunião da CBCex sobre acordos internacionais

O suplente do conselho fiscal da Fecomércio MS e representante da instituição na Câmara Brasileira do Comércio Exterior (CBCex) da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Adilson Puertes, participou hoje, 19/09, de reunião do grupo no Rio de Janeiro.

Ele ressalta a importância do momento quanto à competitividade internacional, em que foram assinados vários acordos tarifários com Mercosul e comunidade europeia.

“Significa que daqui a alguns anos o Brasil terá a chance de ser muito competitivo no mercado internacional. Para que sejamos competitivos será fundamental que o Brasil faça sua lição de casa na reforma tributária, na reforma política e fiscal para que a gente possa transformar nosso parque industrial e comércio em setores competitivos com bons produtos e bons preços”.

A burocracia e a falta de infraestrutura como entraves ao desenvolvimento do comércio exterior foram temas centrais na reunião. O encontro também tratou do novo momento vivenciado pelas Câmaras Brasileiras do Comércio. Sob orientação do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o objetivo é aumentar a integração entre os setores representados e buscar mais proximidade com as questões do dia a dia dos empresários.

Os objetivos da CBCex são: a análise da política de Comércio Exterior e Negociações Internacionais, orientando o relacionamento da CNC com órgãos governamentais e outras entidades, apoio ao entrosamento dos diversos segmentos comerciais e de serviços abrangidos pela Confederação com o mercado mundial, e a sugestão de ações para promoção comercial, investimentos, serviços, acordos internacionais e capacitação profissional do comércio para atividades internacionais.

O que são –  As Câmaras da CNC são órgãos consultivos da presidência que têm o objetivo de realizar estudos e fornecer sugestões para as ações institucionais do Sistema Confederativo do Comércio (CNC-Sesc-Senac-Federações), no apoio e na defesa dos interesses das categorias econômicas por elas representadas, e são compostas por lideranças empresariais e sindicais dos respectivos setores.