Você está visualizando atualmente Por meio do Senac, Sistema Fecomércio MS participa do Programa Investe Turismo com treinamentos e consultorias

Nessa quarta-feira (03) foi lançado em Bonito o Programa Investe Turismo, um pacote de incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviço e inovação para o setor, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, e contou com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, participou da solenidade e destacou a parceria da Federação, por meio do Senac, que investirá R$ 500 mil em ações de treinamento e consultorias.

“Com esse investimento inicial, pretendemos garantir mais de 600 matrículas em cursos presenciais e a distância, que vão do nível básico ao nível técnico, nas áreas da gastronomia, hotelaria, turismo e eventos, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em nosso Estado, por meio da qualificação profissional”, afirma Edison Araújo.

Para ele, é preciso que o turismo em MS seja entendido como uma potencialidade econômica, aproveitando as belezas naturais, eventos, negócios e demanda por experiências. “Precisamos fomentar o setor e seus efeitos multiplicadores se estenderão a diversos segmentos, como bares, restaurantes, hotéis, transporte, entre outros, fazendo a economia girar”, diz.

No Estado, serão mais de R$ 6 milhões para estimular o turismo. O Programa Investe Turismo vai atender a região do Pantanal Sul (Miranda, Aquidauana e Corumbá) e da Serra da Bodoquena (Bonito, Bodoquena e Jardim). As regiões foram escolhidas pelo Ministério do Turismo, com base em critérios técnicos, como estar presente no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e ter, pelo menos, um destino turístico consolidado no mercado internacional. Em todo o país, foram contempladas 30 rotas turísticas em 158 municípios, atingindo quatro mil empresas.

Para o diretor regional do Senac, Vitor Mello, qualquer forma de incentivo ao turismo de MS é válido, pois auxilia no desenvolvimento econômico do Estado e a qualificação profissional ocupa um papel importante no processo. “O profissional que está em contato direto com o turista precisa estar preparado para bem receber, ser receptivo, além de oferecermos uma gastronomia de qualidade, ambientes agradáveis, tudo que possa garantir uma experiência positiva para quem visita o nosso Estado, e o Senac se propõe a qualificar essa mão de obra. Ao longo de 2019, vamos investir R$ 1,7 milhão no segmento do turismo no Estado, com a realização de cerca de 1,6 mil matrículas e mais de 100 mil horas efetivas de cursos voltados para a área”, explica.

Ainda no evento, foi assinado o Convênio de Cooperação Geral para o Desenvolvimento do Turismo do Mato Grosso do Sul. Até o momento, mais de 90 empresários já aderiam ao projeto, que vai beneficiar micro e pequenas empresas dos segmentos do turismo e de produção associada, incluindo gastronomia, agroindústrias e os empreendimentos da economia criativa, como artesanato, designers, audiovisual, entre outros. Com informações da Agência Sebrae MS.