Você está visualizando atualmente Vendas no comércio varejista têm queda de 1,2% em agosto no Estado

Vendas no comércio varejista têm queda de 1,2% em agosto no Estado

O volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul apresentaram queda de 1,2% em agosto deste ano, se comparado com julho, segundo pesquisa do PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (18).

Se comparar as vendas no varejo em agosto deste ano com o mesmo período do ano passado, a retração é ainda maior – 8,6%-. Nos últimos três meses, as vendas no Estado apresentam uma sequência de quedas, conforme a pesquisa.

O segmento que mais colaborou com a queda foi o de combustíveis e lubrificantes, sendo 9,8% de recuo no primeiro quadrimestre do ano e 10% no segundo quadrimestre de 2016. Produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 3,3% no primeiro quadrimestre e 2,6% de maio a agosto deste ano.

No comércio varejista ampliado, que inclui vendas de veículos e materiais de construção, Mato Grosso do Sul recuou 6,1% em agosto, porém, o índice foi menor do que o registrado em julho, de 9,3%. 

Em relação ao cenário nacional, a queda nas vendas do varejo em agosto no Estado, foi maior que no País. O Brasil apresentou recuo de 5,5% em agosto e 6,6% no ano.

Se comparar com julho, o recuo no comércio varejista nacional apresentou variações de -0,6% em volume de vendas e 0,5% na receita nominal de vendas.

Receita nominal – Em relação à receita nominal, que é o total das despesas, o comércio varejista do Estado apresentou aumento de 1,9% em agosto em relação ao mês de julho. No ano, esse crescimento é de 3,8% e nos últimos 12 meses a variação positiva é de 4,3%.

 

Campo Grande News

Deixe um comentário