Você está visualizando atualmente Última chamada para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Última chamada para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

A sustentabilidade dos negócios implica em atividades que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento social e econômico em harmonia com as comunidades. Essa é a premissa do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo, que premia, desde 2012, as melhores práticas das empresas e parceiros no quesito sustentabilidade.

A premiação está em consonância com a decisão das Organização Mundial do Turismo escolher 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Poderão concorrer ao prêmio, em diferentes categorias, as mais de 90 associadas à Braztoa, presentes em todas as unidades da federação, que respondem por 90% das viagens do mercado brasileiro.

São operadoras, colaboradores e empresas de representação de produtos turísticos e destinos. Apesar de a maioria ser de médio e grande porte, os pequenos negócios, inclusive não associados, também poderão se inscrever. Por ser uma das mais representativas entidades do turismo no Brasil, o Prêmio Braztoa dá mais visibilidade aos concorrentes. Até mesmo os que não se classificam entre os finalistas ganham com a divulgação de suas práticas e atividades de turismo responsável.

Para concorrer ao título de empresa sustentável, os projetos devem incorporar o conceito de turismo responsável em suas atividades, como: o reuso de água, a eliminação do papel e a utilização responsável dos recursos naturais nas atividades e serviços prestados direta ou indiretamente aos turistas. A sustentabilidade do negócio deve nortear os aspectos econômicos, socioculturais e ambientais, além da inovação tecnológica nas atividades executadas pelos concorrentes.

Na categoria Associados Braztoa concorrem operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados. Já as Agências de Viagem disputam o prêmio entre as empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final. Os Meios de Hospedagem poderão se inscrever em duas categorias: 1) hotéis, pousadas e albergues, entre outros; e 2) Resorts que são empreendimentos hoteleiros de alto padrão em área de convívio com a natureza, onde o hóspede não precise se afastar para atender às suas necessidades de conforto, alimentação, lazer e entretenimento.

A categoria Parceiros do Turismo abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, além das instituições governamentais. Os Projetos Inovadores são representados por grupos de alunos de instituições de ensino técnico e superior.

A melhor iniciativa de cada categoria será premiada com troféu e assessoria educacional promovida pelo Senac. O projeto de maior pontuação entre todas as categorias terá uma premiação adicional. Além do troféu Prêmio Top de Sustentabilidade, um curso de pós-graduação à distância do Centro Universitário Senac de Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis.

Desde 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade já contou com mais de 200 iniciativas, sendo 56 premiadas, em todas as regiões do Brasil. Todas as inciativas estão disponíveis no mapa Turismo Sustentável no Brasil. Ao acessar a plataforma eletrônica o internauta tem acesso às informações e imagens de cada uma das iniciativas de forma georeferenciada e dividida pelos anos de premiação.

Ministério do Turismo