Você está visualizando atualmente Sindivarejo Ponta Porã promove campanhas e espera aumentar as vendas

Sindivarejo Ponta Porã promove campanhas e espera aumentar as vendas

Amauri Ozório Nunes é um dos grandes defensores e fomentadores do comércio da fronteira Brasil/Paraguai. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Porã (Sindivarejo) é nascido e criado na cidade. Entrou no ramo comercial quase por acaso, após ser desligado do banco onde trabalhava e apostar na venda direta de roupas. Usava uma bicicleta para ir a todos os bairros do município.

Na primeira oportunidade, montou o próprio negócio. São 27 anos e duas lojas: no lado brasileiro, a Papillon Modas e do lado de lá, a Papillon Importados. A família, formada por esposa e três filhos também são envolvidos com as empresas.

Amauri assumiu a presidência do Sindicato em abril de 2014 e, desde a semana passada, está em novo endereço. No lançamento da campanha Black Friday Fronteira, feita na sede da Fecomércio-MS, ele atendeu a equipe de reportagem.

Qual a expectativa de vendas e de movimento para o último quadrimestre do ano?

Amauri – Estamos bem otimistas apostando no crescimento entre 20% e 30% nas vendas. Nossa primeira campanha, a Black Friday que vai ser realizada entre 07 e 11 de setembro com descontos até 50% nos produtos, deve contribuir para esse aquecimento. Arregimentamos empresários comprometidos em oferecer produtos bons, de qualidade e procedência, e com descontos de verdade. Esperamos melhorar nosso fluxo de caixa e conseguir renovar os estoques para adquirir novos produtos para o Natal. Até a segunda quinzena de novembro, o Sindivarejo vai promover o Porãmix, liquidação que também vai ser muito interessante para os consumidores. Queremos chegar no período de natal com produtos novos e preços bem atraentes.

O Sindivarejo tem novidades para os empresários desde o final de agosto?

Amauri – Estamos em nova sede, agora num local de grande fluxo comercial e fácil acesso, na Rua Guia Lopes, 248. Antes, estávamos junto da Associação Comercial de Ponta Porã. Nosso objetivo é otimizar o atendimento aos associados, atrair mais empresários e divulgar nossos produtos, que têm preços subsidiados para os sócios.

Quais são os produtos?

Amauri – Oferecemos consultoria na área de gestão, por meio de um consultor parceiro, consultoria jurídica e somos a entidade que representa a classe perante as convenções coletivas de trabalho, cuja negociação começa em outubro. Ainda este ano, por meio de parceria com a Fecomércio e Senac, estaremos lançando o Pró-Empresas, programa para fortalecer a atuação sindical, gerando aprimoramento e busca de resultados consistentes para as empresas sindicalizadas. Teremos serviços como o da Certificação Digital e de Serasa. Já iniciamos algumas propostas com o SESC também. Estamos com projeto de expandir as parcerias com empresas para que ofereçam descontos especiais para os empresários do varejo.  São várias frentes de trabalho.

Quais são as peculiaridades e desafios do empresário de Ponta Porã?

Amauri – Temos uma fronteira seca que promove grande intercâmbio de negócios e fomento econômico. O empresário dessa região trabalha com três moedas diferentes (real, dólar e guarani), três realidades econômicas que, que oscila conforme a economia do País. Hoje, por exemplo, estamos com o guarani em alta e o segmento que está aquecido é o de mercados, hotéis e restaurantes, já que o trabalhador paraguaio gasta seu salário em Ponta Porã. Já registramos um aumento de 20% nas vendas nesse setor, em relação ao primeiro semestre do ano passado. Do lado paraguaio, também estamos acompanhando o crescimento das vendas para brasileiro, em especial de eletroeletrônico, já que a moeda americana mostrou uma queda. Existe uma “simbiose” no comércio varejista da fronteira benéfica para as duas economias.