Você está visualizando atualmente Sindicatos ligados a Fecomércio-MS participam de capacitação sobre convenções e eleições sindicais

Representantes de sindicatos patronais de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul, entre presidentes e executivos dos sindicatos, participaram nesta quinta-feira (31) de uma capacitação oferecida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS (Fecomércio-MS), sobre as convenções coletivas, reforma trabalhista e eleições sindicais. O evento foi realizado em Campo Grande e contou com a presença de mais de 30 representantes.

O momento foi dividido em duas etapas. Na primeira, pela manhã, foi abordado o tema das eleições sindicais e procedimentos administrativos. No período da tarde, foram esclarecidas as dúvidas sobre as convenções coletivas do trabalho, com as alterações da reforma trabalhista.

Os temas foram apresentados pelo gerente de Relações Sindicais da Fecomércio-MS, Fernando Camilo. “Pelo menos uma vez por ano a Fecomércio-MS oferece essa capacitação para atualizar os sindicatos sobre a legislação vigente, as alterações, como é o caso da reforma trabalhista, e como deve ser a conduta de cada sindicato em relação aos trâmites legais, tanto das convenções coletivas, como nos fazeres do dia a dia” explica.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Naviraí, Paulo José Schmitz, a capacitação é importante para sanar as dúvidas, principalmente em relação às reformas trabalhistas, na hora de definir o acordo coletivo com o segmento laboral. “Além de ser um subsídio a mais para ajudar a nos preparamos, de forma antecipada, para todas as situações que possamos vir a enfrentar no nosso dia a dia”, afirma.

O presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, explica que “o objetivo da capacitação é preparar os presidentes e suas diretorias sobre o processo eleitoral dos sindicatos, que já começa no mês de outubro, apontando os principais aspectos, de todas as etapas do processo e que os participantes possam sanar todas as dúvidas”.