Você está visualizando atualmente Sindicato da Beleza e a atuação Sindical

Sindicato da Beleza e a atuação Sindical

O resgate da autoestima e a oportunidade de deixar as pessoas mais felizes impulsionaram a vontade de investir na área de beleza, segundo Lucimar Roza, atual presidente do Sindicato dos Proprietários e Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza para Senhoras e Similares, o Sindiprocab-MS. Nascida em Maracaju, veio para Campo Grande com quatro anos de idade e ela relembra que desde os 16 anos já atendia algumas clientes fazendo cabelo e manicure. “Mas foi com 18 anos que iniciei um curso profissionalizante no Senac. Fiz especializações em São Paulo, na Argentina e, a partir do final dos anos 90 comecei a dar cursos em vários estados do Brasil.”

Paralelamente às aulas, Lucimar trabalhava com eventos de qualificação profissional e abriu um salão de beleza juntamente com doze parceiros. E foi justamente o fato de um deles ter levado o nome da empresária para a justiça trabalhista que a fez interessar-se na busca de orientação jurídica. “Esse parceiro não foi justo comigo e consegui provar na Justiça que nossa relação foi justa. A partir disso, entendi que devia fazer algo pela classe, para que não ficássemos desamparados pois sabia que não era um problema só meu. Quem é empreendedor precisa ser respaldado e ter garantias jurídicas. Fui em busca disso”.

Em 2002 ela assumiu a presidência do Sindiprocab e começou uma nova história de idas e vindas a Brasília, em busca da regulamentação da profissão. “Com ajuda de advogado, busquei audiência com ministro do trabalho, iniciamos um trabalho árduo e após muitos anos, estamos colhendo alguns frutos”. Lucimar fala da Lei que regulamenta a profissão de cabeleireiro e barbeiro, um avanço conquistado em 2012 e também a Lei 13.352, de outubro deste ano, que regulamenta o salão parceiro.  “São conquistas que amparam nossa atuação profissional e nos amparam juridicamente, dando fôlego para continuar a empreender nessa profissão que tem características trabalhistas peculiares nas relações entre os diversos profissionais que atuam dentro de um salão.”

Lucimar está no quarto mandato de presidência pelo Sindicato, além de ter uma empresa de salão de beleza e uma escola de qualificação profissional. Nesse período foi importante para o crescimento da atuação sindical “a participação em vários cursos sindicais e de gestão realizados com apoio da Fecomércio, como o SEGS e outros em busca da gestão na excelência”.

O Sindiprocab tem 16 mil profissionais inscritos e a meta para final de 2017 é chegar a 56 mil em todo Estado. “Nossa luta está apenas começando. Agora queremos a regulamentação da profissão de esteticista, cosmetólogos e de técnicos em estética (PL 77/2016). Estamos em contato com sindicatos nacionais para alinharmos atos de esclarecimento para a profissão, campanhas de treinamento em gestão de salões e para empresários, cursos de bio segurança e microbiologia com classificação técnicas, além de gerenciamento de resíduos . Queremos a união da nossa classe de empresários e profissionais da beleza por meio de ações que possibilitem a defesa dos direitos e cumprimentos dos deveres”, afirma.

Os associados ao Sindicato têm benefícios como convênios com Sesi e bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, para empréstimos bancários. Também é oferecido Plano Unimed, orientações pelo departamento jurídico e cursos de administração, gestão, estoquista, recepcionista, projetos sociais, acompanhamentos psicológicos e contrato de parceria e locação de espaço.

O Sindiprocab-MS fica na Rua Dom Aquino, 1.628 – Sobreloja – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo email sindiprocab.ms@outlook.com  ou no site: sindiprocabms.esy.es. O telefone é o: (67) 99108-6232.