Você está visualizando atualmente Setor produtivo apoia proposta do governo para redução do ICMS do diesel

Setor produtivo apoia proposta do governo para redução do ICMS do diesel

O governo do Estado chegou à proposta de redução da alíquota do ICMS do diesel de 17% para 12% e os parcelamentos de tributos (ICMS e Substituição Tributária), para o próximo mês mediante a liberação das rodovias. Após a reunião entre o representantes do Comitê de Monitoramento de Crise do setor produtivo, o Governador Reinaldo Azambuja, equipe de governo e entre dois representantes dos caminhoneiros, ocorrida no final do dia desta terça-feira (29).

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-MS e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Edison Araújo, A Fecomércio-MS corrobora com as propostas do Governo do Estado, de redução da alíquota do ICMS em cinco pontos percentuais, mediante a liberação das mercadorias em trânsito por Mato Grosso do Sul. “O governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem agido corretamente e dentro do âmbito Estadual para com o fim da greve dos caminhoneiros”.

Segundo Edison, a Fecomércio juntamente com a AMAS e o Sindicato dos Supermercadistas (Sindisuper MS) estão atuando na defesa dos interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, participando das discussões que podem encerrar a greve. “Queremos que as decisões sejam tomadas em prol da sociedade, fortalecendo a necessidade de recuperação do comércio; todo o setor produtivo está sendo afetado comprometendo a economia que demonstrava recuperação”, explica.

A grande preocupação está no possível desabastecimento de produtos em supermercados do Estado. “Observamos prejuízos reais diante da falta de escoamento de mercadorias que afetam tanto empresários, quanto consumidores finais”, explica presidente da Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (AMAS), Edmilson Veratti.  Já ocorre desabastecimento de carne e de hortifrútis na região sudeste do Estado. Em Campo Grande e região há expectativas de que o estoque seja suficiente por mais 6 dias. Para produtos não-perecíveis, esse prazo seria em média de 20 dias.

Reunião do Comitê de Monitoramento de Crise

Na segunda-feira (28), ocorreu na Casa da Indústria uma reunião que reuniu Fiems, Fecomércio, Famasul, Sebrae, Faems, AMAS, além das entidades, Infraero, TRT, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, OAB, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, CDL, FCDL, CMO e ainda representantes do Governo do Estado, por meio da Semagro e Sefaz.

Na ocasião foram discutidas propostas efetivas com o objetivo de amenizar as perdas, tanto para o setor produtivo quanto para consumidores e sociedade, decorrentes da greve dos caminhoneiros, que ocorre em todo o país.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, os prejuízos apenas do setor do industrial já chegam a R$ 400 milhões. Outra preocupação do setor empresarial é com relação ao pagamento dos salários dos trabalhadores.

O general de Exército José Dias Freitas garantiu o abastecimento de outros produtos além do combustível, que já está sendo escoltado no Brasil pelas Forças Armadas, e avaliou a reunião do Comitê de Monitoramento de Crise como extremamente produtiva.

Conduzida pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, participaram da reunião, o presidente da Famasul, Maurício Saito, o presidente do Sistema Fecomércio-MS e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, senhor Edison Araújo, foi representando pelo Diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, e pelos conselheiros do Sebrae, o presidente da Faems, Alfredo Zauith, o vice-presidente-regional da Fiems, Luiz Cláudio Fornari, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Glaucio Fernandes e pelo Conselheiro do Sistema Fecomércio-MS, o presidente da Amas, Edmilson Veratti e o presidente do Sindsuper, Adeilton Feliciano do Prado.

Estiveram presentes o superintendente da Infraero, Richard Fernandes, Diretor técnico e comercial da Energisa, Paulo Roberto, o presidente da CDL, Adelaido Vila, gerente-geral da Caixa Econômica Federal, Jorge Luiz Ribeiro Júnior, e o presidente da FCDL, Ricardo Kuninari, o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagro), Jaime Verruck, o presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, e do comandante do Comando Miliar do Oeste (CMO), general de Exército José Dias Freitas, desembargador do TRT/MS, Amaury Rodrigues e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB), Mansour Karmouche.