Você está visualizando atualmente Setor de serviços registra aumento no segundo trimestre em MS

Setor de serviços registra aumento no segundo trimestre em MS

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desempenho do segmento de serviços no segundo trimestre deste ano, em comparação ao primeiro, demonstrou melhoras em Mato Grosso do Sul, com o crescimento da receita nominal de 0,8 p.p. Somente no mês de junho, em relação a maio, esse crescimento foi de 2,9% e para o volume de vendas, de 0,9%.

 

"Observa-se nesse contexto que o desempenho do segmento de serviços durante o ano de 2018 tem se sobressaído sobre o comércio de bens, tanto nas vendas, quanto na geração de empregos. Dentre os motivos, está o fato de que no momento de instabilidade econômica, tende-se a buscar mais a criatividade, o empreendedorismo e formas de geração de renda, e isso se dá, principalmente, por meio do segmento de serviços", explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

 

Outro aspecto relevante, segundo a economista, diz respeito aos meses de maio e junho, que foram marcados pelos reflexos da greve dos caminhoneiros. "A greve trouxe consigo, além de reflexões e receios, o desabastecimento de inúmeros produtos e consequentemente a elevação de preços, que explica em partes o aumento da receita nominal. A alteração do comportamento do consumidor também foi presenciada, já que parte significativa da população voltou a estocar, principalmente alimentos", avalia.

 

 

Deixe um comentário