Você está visualizando atualmente Representantes dos sindicatos participam de encontro do SEGS na Capital

Representantes dos sindicatos participam de encontro do SEGS na Capital

Presidentes e representantes de sindicatos de Campo Grande e do interior do Estado participam nesta quinta-feira (01/09) do Segundo Encontro do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS). O evento, realizado no auditório do Senac Campo Grande Horto, é coordenado pelo multiplicador do SEGS em Mato Grosso do Sul e diretor do Núcleo de Gestão Estratégica da Fecomércio MS, Reginaldo Lima e conta com as palestras "Negociações Coletivas", do consultor sindical da Fecomércio-MS, Fernando Camilo e "Panorama Econômico", da economista do IPF-MS, Daniela Dias.

 

Reginaldo explica que o objetivo do encontro é orientar os sindicatos sobre diversos temas de interesse da categoria e apresentar os resultados das avaliações realizadas nos sindicatos. "Vamos apresentar um panorama do cenário econômico, nacional e regional, até para subsidiar os sindicatos para as convenções coletivas, também orientar sobre como deve ser feita uma convenção correta, além de orientações gerais sobre os sindicatos. Já encerramos as avaliações e vamos apresentar as lacunas identificadas e apresentar propostas de melhorias", diz.

 

Para a gestora do Sindicato do Comércio Varejista de Dourados, Vaniele Estrada Castro, o encontro é importante para agregar conhecimento e melhorar os trabalhos do sindicato, em defesa dos interesses dos empresários do comércio. "Os conhecimentos adquiridos nos ajudam nos trabalhos do dia a dia à frente do Sindicato, fortalecendo nossa categoria, em parceria com o Sistema Fecomércio. Nesta semana foi lançado o programa Pró Empresas no município, reforçando ainda mais esta parceria e melhorando o atendimento aos nossos empresários ", afirma. 

 

Daniel Amado Felício, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de MS, destacou a importância da orientação sobre a convenção coletiva, apresentada pelo consultor sindical da Fecomércio MS, Fernando Camilo. "Estamos em um momento importante para discutir este assunto, principalmente pela atualização da legislação trabalhista, que vai envolver e fortalecer as convenções coletivas. E discutir este assunto, participar deste encontro, é muito importante para sanar todas as dúvidas", explica. 

 

O Sistema – O SEGS é um programa desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) para capacitar os líderes e executivos sindicais sobre associativismo e serviços oferecidos aos empresários do comércio, para melhor atuarem em prol dos interesses das empresas que representam. 

 

Foi elaborado com base nos quesitos estabelecidos pelo Prêmio Nacional de Qualidade – PNQ, seguindo os critérios do MEG – Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Foi implantado na Fecomércio MS em 2009 e nos sindicatos da base em 2010 e hoje conta com 17 entidades participantes, que inclui encontros, treinamentos, consultorias, capacitação e premiação. 

 

Deixe um comentário