Você está visualizando atualmente Reajuste na tarifa de energia elétrica de MS deve ser decidido na próxima quinzena

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve decidir na próxima quinzena o índice de reajuste na energia elétrica para os consumidores da Energisa/MS. A data ainda não foi informada oficialmente, a expectativa é que a reunião para definir o índice ocorra dia 04 de abril, diz a presidente do Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa/MS), Rosimeire Cecília da Costa, que na entidade representa a Fecomércio-MS.

Ela afirma que a expectativa é que o índice fique abaixo de 7%, considerando a composição que leva em conta a devolução de R$ 1,8 bilhão pagos pelos consumidores e reconhecidos como indevidos (referentes à  Angra III), ao mesmo tempo a redução em 24% do orçamento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e também entra na composição a indenização de R$ 62,2 bilhões às transmissoras, que já começa a ser paga pelos consumidores e deve ser paga nos próximos oito anos.

Quanto à indenização, o Conselho estuda a possibilidade de questionar judicialmente, uma vez que quase R$ 36 bilhões são juros que correm desde 2013.  “É óbvio que se havia um valor a ser pago deveria ter entrado no mesmo pacote das indenizações às geradoras. O governo erra, deixa gerar um rombo e quem paga a conta é o consumidor”, diz Rosimeire.