Você está visualizando atualmente Por dia, MS ganha 55 novos empreendedores individuais

Por dia, MS ganha 55 novos empreendedores individuais

De janeiro a 31 de agosto Mato Grosso do Sul recebeu 13.348 novos microempreendedores individuais (MEIS), conforme dados do Simples Nacional. o que equivale a 55 novas aberturas por dia.

O número se manteve estável em relação ao ano passado, já são 145.880 MEIS no Estado. Quanto o número às empresas registradas na Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), foram 3.868 aberturas de janeiro a agosto.
 

“Mesmo em um período mais difícil, novos empreendedores continuam apostando na economia e com a intenção de consumo aumentando, a confiança do empresário também vem reagindo. O segundo semestre vem transcorrendo dentro da expectativa”, avalia o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.

 
Analista do Sebrae-MS, Matheus Oliveira, observa que em um ano o índice de pessoas desocupadas no País cresceu 38%, um fator que impulsiona a abertura dos MEIS, como empreendedorismo por necessidade. Ele alerta, porém, que para atingir sucesso é fundamental estudar o mercado e conhecer riscos. O Sebrae oferece, por meio do programa Nascer Bem, informações que vão desde aspectos burocráticos à gestão, com vários treinamentos. “O empreendedor estará mais preparado, com um plano de negócios”.

 

Para Ivan Aparecido Lima, 41 anos, que trabalha com a venda de hortifrútis, o MEI foi oportunidade de formalização do negócio, no qual atua há um ano. “É um alívio, a expectativa é de melhora e temos que ser otimista, não podemos baixar a guarda”. Antes de empreender, Ivan atuava como auxiliar de taxista e decidiu ter o próprio negócio. 

 

Deixe um comentário