Você está visualizando atualmente Para Concen, isenção de ICMS deve levar à expansão da microgeração de energia em MS

O Concen (Conselho dos Consumidores na Área de Concessão da Energisa/MS) comemora a adesão do governo de Mato Grosso do Sul ao convênio  ICMS 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), para isenção do ICMS sobre a energia elétrica trocada entre consumidor e distribuidora.

A presidente da entidade, Rosimeire Cecília da Costa, que no Conselho representa a Fecomércio MS, ressalta que o setor produtivo, representado no Concen, trabalhou de forma incansável pela adesão e prevê expansão da microgeração de energia no Estado.

“Esperamos daqui para frente um incremento importante na instalação de equipamentos para gerar energia solar e, com isso, também a criação de novos postos de emprego. É bastante exitoso e justamente do que precisamos: gerar energia renovável e limpa”.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja “a adesão de Mato Grosso do Sul ao Convênio do Confaz vai beneficiar a população na cidade e também no campo, além de promover o desenvolvimento de novas tecnologias de geração de energia renovável”. A medida contempla residenciais, comerciais e de empreendimentos rurais.

Atualmente existem 143 projetos de microgeração de energia elétrica renovável em Mato Grosso do Sul. O governo estadual também estuda a disponibilização de uma linha de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para projetos de energia solar fotovoltaica. “O crédito é outra forma fundamental  de fomentar a microgeração. Também aguardamos, no Congresso Nacional, a designação de linha específica para o consumidor residencial”, diz a presidente do Concen, Rosimeire Cecília.

Confira aqui na íntegra a notícia sobre a adesão ao Convênio Confaz 16/2015