Você está visualizando atualmente O comércio varejista e a importância do consumidor para a economia

O comércio varejista e a importância do consumidor para a economia

No Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, explica a importância deste agente na economia do país.

O consumidor, indescritivelmente, é o público alvo do comércio varejista. Isto porque o contato direto do consumidor final para a compra de produtos ocorre com as lojas do varejo (na maioria das vezes). Além disso, conforme há avanços de tecnologia, de fidelização a marca, de aspectos culturais, sociais, pessoais, psicológicos e de discussões sobre o meio ambiente, novas necessidades são criadas pelo potencial cliente (DIAS, 2003). Dentre essas necessidades estão: prioridade de produtos/serviços; renda; atendimento; local; preços; expectativas (SOLOMON, 2009).

Logo, admite-se que o entendimento do comportamento do consumidor, leva a captação de mudanças de gostos, preferências e tendências (KUMAR, 2004). Quando esse entendimento acontece, decisões empresariais podem ser tomadas, considerando tanto variáveis endógenas (como preço, marketing e investimentos) – controladas pela empresa, quanto exógenas (indicadores econômicos, concorrência, dentre outras) – em que a empresa não possui controle (HOUAISS, 2001).

Percebe-se assim, que o consumidor possui um papel fundamental no dinamismo em cadeia de diversos segmentos da economia. Por exemplo: A compra da roupa pelo consumidor representa apenas a fase final de todo um funcionamento em cadeia, mas é a partir das decisões do cliente que são ofertados produtos, produtos esses oriundos do algodão, que é proveniente da agropecuária, que utilizou insumos para a produção e que para se tornar roupa passou pela indústria de transformação. Em todas essas fases se gera renda para que se possibilitem novas compras, principalmente, de bens considerados essenciais (como alimentação e água) e, assim, o funcionamento dos segmentos permanece cíclico.