Você está visualizando atualmente No primeiro dia do Fórum Nacional de Dirigentes de Institutos Fecomércio, importância do referenciamento em destaque

A importância do trabalho de referenciamento desenvolvido pelos Institutos Fecomércio foi a tônica no primeiro dia do 9º Fórum Nacional de Dirigentes de IF, que é  realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, no auditório do Sebrae-MS em Bonito. A programação segue na manhã desta quinta-feira, 20.

A abertura foi conduzida pelo presidente do IPF/MS, Edison Araújo que destacou a sinergia com poder público para o desenvolvimento econômico do Estado, como a criação da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, que veio para atender um anseio do setor.

Quem deu as boas-vindas ao público foi a  presidente do Fórum e diretora-executiva do Instituto Fecomércio-DF,  Elizabet Garcia Campos. Foi o primeiro IF criado no País e que completará 21 anos em setembro. Ela ressaltou a importância de cada vez mais Federações contarem com os Institutos.

Jaime Verruck – Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS lembrou da importância econômica e social de Bonito, recorrentemente premiado como o melhor destino de ecoturismo no mundo e apresentou um panorama econômico das regiões do Estado. Colocou como principal desafio aos IFs o de  transmitir à sociedade a relevância do setor.

Tambem falou sobre a organização de sua secretaria e alinhamento ao setor produtivo. "As Federações têm atuado fortemente no âmbito político". Daí a importância dos Institutos na geração de dados que respaldem as demandas. O secretário explicou que a recente ampliação da pasta traz desafios, especialmente quanto à desburocratização, e segue a proposta de desenvolver o Estado. Por fim, lembrou que MS mantém dados favoraveis perante o cenário nacional como PIB positivo e folha de pagamento em dia.

Fábio Bentes, economista Sênior da CNC,(Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) destacou a importância da troca de experiência diante da diversidade das regiões brasileiras. Em sua palestra, mostrou que o comportamento do consumidor já é menos desfavorável. Também anunciou que a partir do segundo semestre os IFs terão acesso aos indicadores sobre empregos no setor de turismo, com dados mensais e anual. "É um setor ainda muito carente de informação".

Nilde Brun, secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, enfatizou que é importante que os IFs busquem parceira do poder público, como vem ocorrendo na Capital do MS, com a criação do Observatório de Cultura de Turismo. Durante a tarde, a programação teve continuidade com a palestra "Possibilidade de Angariar Recursos Financeiros para os Institutos por Meio do Programa SEBRAETEC", conduzida pela diretora Executiva IF/TO , Alexandra Bramatti;  a apresentação "Projeto Caminho do Emprego: Uma Estratégia para o    Fortalecimento do Empreendedorismo Local", por Eliane Barcelar, supervisora de Pesquisa do IF/DF ; a palestra "Inovar e Empreender: Startups", com Leandra Costa, do Living Lab/SEBRAE – MS e também a apresentação  "Projeto IF de Bem com a Vida. Investindo na Qualidade de Vida dos Colaboradores", por Elizabet Garcia Campos, IF/DF.

O evento conta com participação de representantes da CNC e dos IFs de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Paraná e Ceará. Também participam Hermes Martins da Cunha, presidente da Fecomércio- MT; Ari Faria Bittencourt, vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do IF-SC; Maurício Filizola, vice-presidente da Fecomércio CE.

A última palestra do dia foi sobre "Projetos Desenvolvidos pelo IF em Pernambuco e o Impacto em Mídia no ano de 2016", por Brena Castelo Branco, diretora Executiva do IF/PE.