Você está visualizando atualmente Nível de endividamento é o menor desde outubro de 2012, em Campo Grande

Nível de endividamento é o menor desde outubro de 2012, em Campo Grande

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que neste mês de janeiro o índice de famílias com dívidas em Campo Grande é de 50,4%, o menor desde outubro de 2012.

 

São considerados dívidas, compromissos como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros. Em dezembro do ano passado, 57,9% afirmavam ter compromissos dessa natureza.

 

O indicador de inadimplência também recuou significativamente, passando de 16,5% para 12,2% das famílias. Já no que diz respeito às contas em atraso, esse percentual era de 33,9% e atingiu 28,9% de um mês para outro.

 

Quanto ao nível de endividamento, somente 8,8% se consideram muito endividados e 62,1% informaram que o principal compromisso mensal é com o cartão de crédito, seguidos de 24,7% com parcelamentos no carnê.

 

“A redução, principalmente do número de famílias inadimplentes, pode ser reflexo do planejamento orçamentário e também traz consigo os reflexos das melhorias de alguns dos indicadores econômicos. Isto porque nossa pesquisa sazonal desenvolvida no ano passado demonstrou que quase 33% dos que receberiam o décimo terceiro salário pagariam contas em atraso e 10% reservariam para as despesas de início de ano. A pesquisa sazonal também mostrou que somente 5% optariam pela compra parcelada dos presentes de Natal. E dentre os indicadores de melhorias estão: a desaceleração do crescimento do desemprego e do fechamento de empresas; leves recuperações da intenção de consumo das famílias e a manutenção do índice de confiança do empresário na zona positiva”, diz o presidente do IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS), Edison Araújo. 

Confira a PEIC na íntegra.

 

Deixe um comentário