Você está visualizando atualmente MS registra crescimento nas vendas do comércio varejista em janeiro

MS registra crescimento nas vendas do comércio varejista em janeiro

Mato Grosso do Sul registrou aumento de 1% na receita nominal de vendas no comércio varejista ampliado, no mês de janeiro deste ano, em comparação a dezembro de 2017. Em relação ao volume de vendas, o aumento foi de 0,7%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O crescimento é maior que a média nacional, que registrou aumento de 0,9% nas vendas do varejo, em janeiro. Cinco dos oito segmentos do varejo tiveram crescimento nacional, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,8%) e equipamento e material para escritório, informática e comunicação (3,7%). Outros segmentos com alta foram supermercados, alimentos, bebidas e fumo (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (0,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,3%).

 

Na avaliação da economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Teixeira, o Mato Grosso do Sul seguiu a tendência nacional e em janeiro, especificamente, a realização de liquidações de início de ano e as férias  podem ter contribuído para esse resultado um pouco mais otimista do comércio varejista.  Isto porque, as férias trazem consigo maior fluxo de clientes em supermercados e similares e em atrativos culturais e de lazer. No que se referem as liquidações de início de ano, estas aos poucos estão se consolidando no Estado e têm sido esperadas pelos potenciais consumidores, por isso, a intenção de consumo nesse período tende a aumentar no que tangem aos bens duráveis – móveis, eletrodomésticos e semi-duráveis – roupas e calçados, conforme informações da pesquisa da CNC. 

 

Deixe um comentário