Você está visualizando atualmente Mais que produto ou serviços, cliente busca soluções

Mais que produto ou serviços, cliente busca soluções

Durante os primórdios da colonização portuguesa do Brasil utilizava-se o escambo ou, simplesmente, troca, sem envolver dinheiro ou qualquer aplicação monetária. Apenas em meados de 1600 começaram as negociações envolvendo moeda. O mercado não parou de evoluir e logo veio a industrialização, a venda de produtos, a abertura de novos canais de distribuição e a era dos serviços.

Com novos desafios, surgem novas necessidades, como a missão de reduzir custos, melhorar processos, mitigar riscos e atender as novas legislações. Percebendo a nova lacuna, muitos executivos e empresários investiram em diversas modalidades de prestação de serviços como uma solução moderna para o mercado.

Devemos inovar e desenvolver pacotes que agreguem solução ao negócio do cliente ou aos clientes dos clientes. As equipes comerciais devem ser preparadas para identificar o que as empresas precisam e, assim, propor a solução ideal. Devemos nos preparar para uma visão de cadeia na qual as soluções ultrapassem os limites e se estendam para toda a cadeia produtiva dos clientes.

Não basta reduzir custos diretos ou encontrar uma forma mais barata para fazer o que já se faz atualmente, é necessário procurar novas soluções para os desafios da cadeia. Encontrar formas inovadoras para reduzir os custos e aumentar a transparência das operações.

Mas qual a diferença entre uma solução e um serviço? As soluções, via de regra, atuam em desafios pontuais e de forma direta e não em uma área ou tarefa específica. São de fácil implementação e geram grandes impactos na estrutura organizacional. Além disso, os benefícios da implantação de soluções corporativas ultrapassam os limites da própria empresa, gerando benefícios aos clientes e fornecedores.

Os executivos devem ficar atentos as novas tendências e as necessidades das empresas. O mercado sempre passou por evoluções, porém, o dinamismo atual é bem diferente e em vez de nos adaptarmos, precisamos estruturar e desbravar novos mercados.

Rodrigo Caiado – Diretor de suporte comercial da Up Brasil.

Portal Administradores