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Intenção de consumo dos campo-grandenses registra aumento de 1,4% em março

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) campo-grandenses registrou 88,8 pontos no mês de março, um crescimento de 1,4% em relação ao mês de fevereiro, que teve 87,6 pontos. Já em comparação com o mesmo período de 2017 (80,6), o aumento é de 10,2%. Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

 

O índice é maior para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos, que apresentou melhora de 3,2% na comparação mensal. Já as famílias com renda acima de dez salários mínimos o índice de queda foi de 7,6%.

 

Dos sete indicadores apurados, quatro apresentaram índices positivos e três negativos. O indicador com maior índice foi o de perspectiva de consumo (5,8%), seguido por compra a prazo (acesso ao crédito), com 4,8%, depois perspectiva profissional (4,4%) e emprego atual (0,7%).

 

Já os índices negativos foram liderados por momento para duráveis (- 4,0%), seguido por renda atual (- 2,0%) e nível de consumo atual (- 1,5%).

 

“Mesmo que pequeno, percebemos um índice constante de crescimento do otimismo do consumidor. Isso se deve a uma melhora gradativa das condições de consumo, com a inflação menor, condições de crédito e evolução do mercado de trabalho. Tudo isso favorece o poder de compra”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.

 

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