Você está visualizando atualmente Intenção de consumo das famílias aumenta pelo segundo mês consecutivo na Capital

Intenção de consumo das famílias aumenta pelo segundo mês consecutivo na Capital

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) campo-grandenses, mensurada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), apresentou reação pelo segundo mês consecutivo em setembro, de 80 pontos. Em agosto foram registrados 78 pontos e em julho, 76,8. Já no comparativo com setembro de 2016, percebe-se um aumento de 12 pontos, uma vez que no período a intenção de consumo era de 68 pontos.

 
“A intenção de consumo das famílias segue em recuperação lenta, porém progressiva. Os consumidores estão conseguindo pagar as dívidas e sentindo-se mais seguros nos empregos, e esses fatores ajudam no consumo”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.

 

Dentre os indicadores que compõem o ICF, o que apresentou maior índice foi a perspectiva de consumo (14,4%), seguido pelo nível de consumo atual (6,2%) e renda atual (2,6%). O único que registrou índice negativo foi a compra a prazo (acesso ao crédito), com – 0,9%.

 

O nível de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou uma leve melhora, de 1,3%, já dos que têm renda acima de dez salários mínimos o aumento foi de 9,1%. O índice das famílias mais ricas está em 87,5 pontos; e o das demais, em 78,6 pontos.

 

ICF – A pesquisa é um indicador que tem a capacidade de medir, com a maior precisão, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.

Confira a pesquisa na íntegra:

 

Deixe um comentário