Você está visualizando atualmente Índice de endividamento continua em queda na Capital

Índice de endividamento continua em queda na Capital

No mês de junho, o índice de endividamento dos campo-grandenses apresentou uma nova queda, segundo dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). De 54,5% em maio, caiu para 52,9% em junho, o menor índice em 2017 e no acumulado de doze meses.

O percentual de endividados com contas em atraso também reduziu, de 29,9% em maio, para 28,5% em junho. O número de quem não terá condições de pagar as contas também apresentou queda, de 14,2% para 13,9%.

“Isso é muito importante, pois significa que o consumidor está conseguindo quitar suas dívidas, o que revela uma melhora no cenário econômico e consequentemente no poder aquisitivo das famílias”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.

O cartão de crédito continua sendo a principal fonte de endividamento, apontado por 63,1% das pessoas, seguido dos carnês, mencionados por 25,4% e financiamento de carro, 16,4%.

A Pesquisa é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.

Confira a pesquisa na íntegra: