Você está visualizando atualmente Gestão e eficiência, ferramentas para um bom 2017

Gestão e eficiência, ferramentas para um bom 2017

Este será um ano de desafios para os empresários. Os comerciantes terão de buscar alternativas para sobressair no mercado. Para o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, uma das respostas para esse primeiro semestre é “gestão”, que pode ser considerada como principal fator de sucesso do negócio.

“Ainda que alguns empreendedores apostem no produto ou no tamanho de mercado, a verdade é que apenas os dois juntos não sustentam o negócio por muito tempo. Uma gestão de qualidade reflete-se na maneira como os empreendedores conduzem a empresa. Isso significa que uma boa gestão pode ser capaz de identificar erros e programar melhorias que tornarão o produto mais competitivo no mercado. Em resumo, mesmo um produto mal concebido pode ser ajustado e vendido. Por outro lado, um bom produto sem uma boa gestão reduz as chances de sucesso e de lucro da empresa.”

Rever estratégias – Fazer uma análise interna de onde é possível reorganizar para conquistar o mercado deve ser um dos passos do empresário. Edison Araújo conta que em economia existem duas formas principais para auferir retornos mais satisfatórios aos empresários. Considera-se que o lucro advém da diferença entre as receitas e os custos, pelo aumento da demanda ou pela redução dos custos.

De acordo com a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias de MS, que se mantém em zona negativa, uma alternativa seria a de reduzir custos. “Com a medida anunciada pelo Governo Federal que permite preços diferentes entre as formas de pagamento (à vista, cartão de crédito e débito), é possível ofertar preços mais competitivos para pagamentos à vista. São estímulos para essa modalidade de pagamento que podem contribuir para a redução dos custos empresariais com o pagamento de taxas para a utilização do cartão de crédito pelos clientes”, explica Araújo.

Além disso, preços mais baixos tendem a atrair um maior número de demandantes. “Seria preciso combinar outras estratégias, como qualificação profissional desde cargos de base até os gerenciais, bem como reciclagem, redução da taxa de retrabalho, promoção da imagem, e-commerce, pós-venda, atendimento e qualidade".

Enfim, pela redução dos custos de processos e fazendo com que o cliente se sinta especial e confortável. “Vale lembrar que nas pesquisas do IPF-MS, qualidade, preço e atendimento são sempre quesitos que são levados em conta pelo consumidor na hora de se decidir pela compra.”