Você está visualizando atualmente Fecomércio participa da Audiência Pública voltada ao Projeto REVIVA CENTRO

Fecomércio participa da Audiência Pública voltada ao Projeto REVIVA CENTRO

A Fecomércio-MS participou nesta quarta-feira, 04 de Outubro, de uma Audiência Pública voltada ao projeto “Reviva Centro”, que trata da Requalificação, Revitalização e Mobilidade Urbana da região central de Campo Grande.  A proposta visa melhorar a região, tornando-a mais atrativa, tanto do ponto de vista do comércio, quanto do turismo.

Nas várias interfaces do projeto, a prioridade se volta a Rua 14 de Julho, acerca do recapeamento, paisagismo, acessibilidade, integração, rede elétrica e de comunicação, dentre outras questões a serem envolvidas.

Com vistas ao desenvolvimento de tal projeto, o plano prevê a mitigação dos impactos negativos. Daniela Dias, que é economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e que participou da reunião representando a entidade, ressalta que é justamente, preocupando-se com essa mitigação, que a Fecomércio, outras Instituições e alguns vereadores tem se atentado. Destacam-se dentre as formas de mitigação: o cronograma adequado para o início da obra; trabalho conjunto das instituições para o estímulo empresarial a melhoria das faixadas de lojas; a preocupação com o estacionamento; transporte sustentável.

“A preocupação com o estacionamento ocorre principalmente porque temos a pesquisa feita em 2016 pelo IPF, mostrando insuficiência de vagas no sistema de parquímetro superior a 50%. Se considerarmos estacionamentos privados, a insuficiência cai para 11,32%, mas continua a existir (no quadrilátero Mato Grosso, Afonso Pena, Calógeras e Rui Barbosa) e mais de 40% dos campo-grandenses afirmaram que a falta de vagas influencia muito nas intenções de compra”, explica Daniela. Cabe ressaltar que existe um projeto referente a verticalização, conforme constatado na audiência. “A Fecomércio continuará acompanhando esse projeto, analisando impactos e defendendo os interesses empresariais”, diz o presidente do Sistema, Edison Araújo.

Fecomércio MS