Você está visualizando atualmente Fecomércio e IPF MS oferecem soluções para empresas que querem negociar com o mercado exterior

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)  aponta que MS fechou o segundo quadrimestre de 2016 acumulando uma queda na receita das exportações de 7,43%. Os cinco produtos que lideram o ranking das exportações são soja, celulose, milho em grãos, carne bovina desossada e congelada e açúcar que, juntos, representam 76,12% de todo o faturamento do estado com as exportações.

Diversificar esse mercado pode ser uma excelente oportunidade para os empresários do comércio varejista que querem agregar novos negócios e oportunidades, sendo uma das formas de lidar com as oscilações econômicas do mercado interno. A informação é do presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo. “Por meio da exportação, a empresa consegue faturar em moeda forte e diminui riscos ao fluxo de caixa ao buscar novos mercados. Como efeito, surge maior equilíbrio devido à compensação financeira que alivia eventuais quedas no faturamento decorrente do desaquecimento da economia nacional. Já na importação, as empresas podem beneficiar-se com a aquisição de matérias–primas, produtos acabados ou até mesmo de tecnologias avançadas disponíveis no exterior.”

Para auxiliar os empresários nesse segmento, a Fecomércio-MS – em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS) – oferece soluções em inteligência de mercado. São produtos para as empresas que almejam incluir o comércio exterior ou o negócio internacional no seu dia-dia. “Estes produtos estão disponibilizados por meio da Assessoria em Comércio Exterior na forma de:  Estimativa de Custo na Importação, Identificação de Fornecedores na Importação, Identificação de Mercados e Fornecedores na Importação, Estimativa de Preço para Exportação, Identificação de Clientes para Exportação, Normas Técnicas e Procedimentos, Avaliação dos Custos nas Operações Logísticas e Identificação de Principais Feiras Internacionais”, explica a gestora do Departamento de Relações Comerciais da Fecomércio-MS, Audrea Cortes. “Sabemos que o planejamento em comércio exterior ainda é um assunto distante da realidade de muitas empresas. E há também aquelas que já fizeram algum tipo de operação exportando ou importando com desconhecimento total da legislação e seus riscos”, completa.

Segundo a gestora, “planejar operações sólidas requer não apenas entender como funciona o processo de exportação, importação e documentação aduaneira também necessita conhecer o mercado externo baseando-se em informações estratégicas às quais podem ser trabalhadas os seus parceiros, a logística entre outros.”

Saiba mais em: http://www.fecomercio-ms.com.br/produtos/assessoria-em-comercio-exterior