Você está visualizando atualmente Empreendedoras enfrentam desafios com mais otimismo, revela pesquisa

Empreendedoras enfrentam desafios com mais otimismo, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian analisou as principais características dos empreendedores brasileiros. O levantamento, realizado pelo Ibope com 448 microempresários e microempreendedores individuais, separou os participantes em quatro diferentes perfis, nomeados de Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

 

A pesquisa avaliou a identificação do empresário com questões como gestão financeira, organização, estratégia e comportamento. Ela foi realizada pela web, sem distinção de ramo de atividade, com base na listagem fornecida pela Serasa Experian e Ibope Inteligência.

 

A partir dos resultados, foi possível descobrir que as mulheres empreendedoras estão mais concentradas no perfil “Malabarista” – chegando a 40% do total. De acordo com a pesquisa, as pessoas que se encaixam neste quesito enfrentam as dificuldades com mais otimismo. Os homens também predominam no perfil, com 33%.

 

O levantamento também abordou a escolaridade dos empreendedores. Entre os participantes menos escolarizados, que estudaram somente até o Ensino Fundamental, o perfil muda: a maior parte (35%) faz parte do grupo “Arrojado” – pessoas dispostas a assumirem mais riscos na administração das empresas. Os empreendedores que concluíram o ensino médio e superior também estão inseridos no grupo “Malabarista”.

 

Quando a questão é demográfica, a região do Norte e do Centro-Oeste contam com um maior número de empreendedores (32%) do perfil “Realizador” – empresários com negócios estruturados e que se dedicam a crescer de maneira sustentável. No Sul (36%) e Sudeste (41%) os “Malabaristas” são mais recorrentes, enquanto no Nordeste há uma predominância de “Autônomos” (34%), empreendedores por necessidade.

 

O questionário está disponível no portal Serasa Empreendedor, para que o microempreendedor brasileiro identifique seu perfil predominante. O acesso ao questionário é gratuito.

 

Revista PEGN

Deixe um comentário