Você está visualizando atualmente Economista do IPF-MS apresenta projeções e potencialidades do Instituto no Fórum dos IPFs

A Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), realiza em sua sede, em Fortaleza, nos dias 8 e 9 de março, a 10° edição Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio. O encontro reúne representantes dos IPFs (Institutos de Pesquisa Fecomércio) de todo o País, para discutir tendências, estratégias e boas práticas.

Na abertura do evento, o presidente em exercício da Fecomércio-CE, Maurício Filizola, destacou que o comércio de bens, serviços e turismo é a atividade que mais gera renda no Ceará. “O cearense é um comerciante nato. Mais do que uma atividade econômica que representa mais de 70% do PIB, o comércio é parte da cultura do Ceará. E, nesse cenário, não poderíamos receber vocês em momento mais oportuno: estamos comemorando os 70 anos do Sistema Fecomércio Ceará e 20 anos de início das atividades do nosso Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento”, afirmou.

Para a economista do Instituto de Pesquia e Desenvolvimento Fecomércio-MS (IPF), Daniela Dias, o evento é uma oportunidade de trocar experiências sobre metodologias, com o objetivo de se utilizar um método que seja bem definido. “Há um leque de possibilidades de pesquisas que podem ajudar o empresário, e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, explica.

Durante a programação do Fórum, a economista do IPF-MS apresentou o panorama sobre a projeção do Instituto de Mato Grosso do Sul e sobre as potencialidades, por meio de ferramentas tecnológicas e estudos temáticos.

Programação

A programação do 10° edição Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio inclui palestras e intercâmbios de cada estado participante, nos dois dias de encontro. No dia 8, o Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, apresentou a palestra “Perspectivas do Turismo em Fortaleza”. Já na sexta-feira, dia 9, os participantes poderão acompanhar as palestras: “Metodologias de Projeções e Tendências 2018” com o economista-chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fabio Bentes. e “Apostando na Tecnologia para Inovar e Fomentar Programas” com a Coordenadora do Instituto Fecomércio do Distrito Federal, Regina Malheiros.

Com informações da CNC | Foto: Jr Panela