Você está visualizando atualmente Despachantes Aduaneiros são capacitados em Corumbá Fecomércio MS promove curso para orientar sobre novo sistema

Despachantes Aduaneiros são capacitados em Corumbá Fecomércio MS promove curso para orientar sobre novo sistema

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS realizou nesta terça-feira (05/09) palestra de capacitação sobre Declaração Única de Exportação – DUE. O evento foi no auditório do Senac e contou com o apoio da Associação dos Despachantes Aduaneiros  de Corumbá.

 

O palestrante é o analista de comércio exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Samuel Meireles. As capacitações ocorrem porque o novo documento, DU-E, precisa ser testado. A Instrução Normativa (IN) do MDIC determina que o despacho aduaneiro de exportação ser efetuado por meio do DU-E, entrará em vigor a partir do dia 02 de outubro.

 

O novo sistema promete simplificar a exportação já que haverá uma integração entre a Secretaria de Fazenda, Ministério do Desenvolvimento de Indústria e Comércio e Receita Federal. De forma ágil e prática, irá monitorar a carga desde a emissão do produto até a entrega final ao importador.

 

 A Declaração Única de Exportação é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação, além de servir de base para o despacho aduaneiro de exportação, inclusive para fins de controle aduaneiro e administrativo.

 

O exportador poderá optar por qualquer uma das três modalidades para realizar sua exportação por meio de DU-E: a exportação própria, a exportação por meio de operador de remessa expressa ou postal e a exportação por conta e ordem de terceiro.

 

Os controles aduaneiro e administrativo de uma exportação realizada por meio de DU-E serão efetuados por intermédio de módulos especializados do Portal Siscomex.

 

Fecomércio MS

Deixe um comentário