Você está visualizando atualmente Consumidores têm poupado mais pensando no futuro dos filhos, diz pesquisa

Consumidores têm poupado mais pensando no futuro dos filhos, diz pesquisa

Estudo realizado pela Boa Vista SCPC, divulgado nesta terça-feira (10), apontou que os pais estão mais preocupados com o futuro dos filhos e têm poupado dinheiro por eles. O total de consumidores que afirmaram guardar dinheiro para esse propósito passou de 42% para 59%, na comparação anual.

Dos consumidores que afirmaram estar criando uma reserva financeira aos filhos, 61% deles têm guardado dinheiro na poupança. Aplicações em fundos, ações ou títulos de renda fixa – conhecidos como CDB –  tiveram um crescimento de 3 pontos percentuais (p.p.) em comparação a 2016. Outros 8% aplicam em Previdência Privada e 6% em Títulos de Capitalização.

A importância da educação financeira às crianças foi evidenciada por 85% dos respondentes da pesquisa da Boa Vista. Para conseguir explicar a importância de administrar e poupar dinheiro, 65% dos participantes da pesquisa informaram que têm o hábito de conversar com os filhos sobre o que é dinheiro, como se ganha dinheiro e como usá-lo com sabedoria.

Educação financeira

O estudo identificou também que a educação financeira dentro das escolas tem baixo índice, sendo que apenas 3% dos respondentes a afirmar que seus filhos têm aulas sobre o assunto. Outros 32% dizem que estimulam a criança a economizar a mesada ou a semanada, ou seja, que explicam a importância de se utilizar estes recursos com responsabilidade.

Foi identificado na pesquisa que, em média, 22% dos respondentes têm o costume de dar mesada ou semanada aos filhos, sendo que entre 2016 e 2017 houve alta de 6 p.p., ao passar de 17% para 23%. Dos que costumam dar mesada, 96% o fazem em dinheiro .

Apenas 4% adotam o cartão pré-pago ou o cartão de crédito adicional, e destes, 56% consideram o cartão uma boa ferramenta para organização das despesas. 44% acreditam que o uso do cartão ajuda a controlar da melhor forma os gastos dos filhos.

Os pais, ou 55% dos respondentes da pesquisa, explicaram ainda que adotaram a mesada ou semanada para estimular a educação financeira em seus filhos.  Desses, 27% o fazem para prover recursos de alimentação ou lanches e 18% como compensação pelo bom comportamento.

Quanto às economias, 53% dos consumidores informaram poupar mais de R$ 50 ao mês pelos seus filhos, sendo que 60% deste valor serão utilizadas para o pagamento de estudos e faculdade, por exemplo.  Outros 19% poupam para auxiliar os filhos para aquisição da casa própria , 12% para outros projetos.

 

Brasil Econômico

Deixe um comentário