Você está visualizando atualmente Consumidor pode renegociar dívidas atrasadas em feirão online

Consumidor pode renegociar dívidas atrasadas em feirão online

O SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian com produtos e serviços voltados ao cidadão, promove mais uma edição do Super Feirão Limpa Nome. Entre os dias 08 e 26 de novembro, cidadãos de todo o país podem utilizar a versão online do evento, acessando o site www.serasaconsumidor.com.br/feirao, para renegociar dívidas pela internet, sem sair de casa.

Oportunidade de renegociar dívidas atrasadas com condições e descontos especiais, diretamente com as empresas credoras. No mesmo link, é possível conferir mais detalhes sobre o evento, incluindo os nomes das empresas participantes confirmadas até o momento. Segundo estudo da Serasa Experian, em agosto deste ano o País contabilizava 59,3 milhões de inadimplentes, que representa cerca de 40% da população acima de 18 anos.

No ar 24 horas por dia, a versão online do Super Feirão Limpa Nome, permite renegociar dívidas diretamente com os credores, de qualquer lugar, com comodidade, segurança e de forma gratuita. Várias empresas de diferentes setores vão oferecer oportunidades exclusivas para o consumidor que fizer a renegociação da dívida atrasada dentro do período de 08 a 26.

Para participar, basta acessar o site www.serasaconsumidor.com.br/feirao e preencher o cadastro. Após esta etapa, o consumidor será direcionado a uma página onde estarão listadas todas as dívidas que constam na base de dados da Serasa. Nas dívidas com as empresas participantes serão apresentados os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir disso, o cidadão entra em contato as empresas para negociar possíveis descontos e condições de pagamento diferenciados – em alguns casos, é possível que o boleto já esteja disponível, com uma proposta individualizada feita pelo próprio credor. (Algumas companhias disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

O site é desenvolvido em ambiente protegido, o que garante a proteção aos dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa, pode usar qualquer computador para negociar.

Na última edição do Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa, 5,3 milhões de consumidores acessaram o site para tentar uma renegociação. Desse total, 37% eram de São Paulo, 13,8% do Rio de Janeiro, 8,1% de Minas Gerais, 5,3% do Paraná e 4,2% da Bahia.

As empresas confirmadas e disponíveis para fazer as renegociações em todas as edições do evento podem ser conferidas no site: www.serasaconsumidor.com.br/feirao.

Feirão é oportunidade

“O consumidor deve aproveitar essas oportunidades para limpar o nome porque as empresas estão dispostas a oferecer boas propostas. Mas ele também pode apresentar alternativas, que realmente caibam em seu bolso para se livrar da inadimplência”, diz o gerente de Recuperação de Crédito da Serasa, Raphael Salmi. “Estamos numa época de recebimento do 13º salário, para quem está empregado, o que pode ajudar a complementar ou pagar todo o montante da dívida atrasada. Este é o momento para o cidadão limpar o nome”, acrescenta Salmi.

Todas as empresas participantes do Super Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas aos consumidores para a negociação de pendências financeiras. Para isso, elas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permite uma análise detalhada da situação de cada cidadão. “Cada empresa oferece uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo. A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida diretamente com o credor aumenta as chances de um acordo mais satisfatório”, explica o executivo.

Consumidor deve se preparar antes de renegociar

O consumidor precisa fazer um bom planejamento antes de negociar uma dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento.

Para ajudar a população, o SerasaConsumidor disponibiliza gratuitamente no site o e-book Como se preparar para a negociação de dívidas com uma série de dicas para fazer uma boa negociação e limpar o nome.

Comece sua história positiva

No Super Feirão, o cidadão poderá abrir seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta que reúne o histórico de crédito de consumidores e empresas. O Cadastro Positivo permite que as concedentes de crédito vejam as contas pagas, o que pesa na decisão de crédito tanto por parte dos bancos como dos fornecedores, ao contrário do sistema anterior, quando apenas as dívidas não pagas eram consideradas. É regido pela lei 12.414 e está em vigor desde o início de 2013 no Brasil.

“O Cadastro Positivo contribui para reduzir a assimetria de informações e estimular um sistema de precificação mais justa, em que se leva em conta o perfil de risco de cada tomador”, explica a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

A abertura do cadastro e a permanência do cidadão na lista são feitas de forma totalmente gratuita. Mais informações, acesse: www.serasaconsumidor.com.br/cadastropositivo

Serasa Experian