Você está visualizando atualmente Confiança do empresário do comércio atinge melhor nível desde novembro de 2014

Confiança do empresário do comércio atinge melhor nível desde novembro de 2014

Neste mês de fevereiro o ICEC (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) de Campo Grande atingiu 110 pontos, o maior desde novembro de 2014.Isto porque a partir do segundo semestre de 2014 até o primeiro semestre de 2016, houve uma sucessão de quedas, motivadas pelo cenário econômico, ficando, inclusive, na chamada zona negativa, abaixo dos 100 pontos.

O índice é calculado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). “Desde julho do ano passado já temos sentido uma melhora do índice, em decorrência de algumas medidas adotadas pelo governo e pelos primeiros indícios de uma recuperação lenta e gradativa. Segmentando, é possível uma expectativa positiva em todos os setores, sendo mais sensível ainda entre os empresários do segmento de não duráveis, onde se enquadram, por exemplo, os supermercados”, explica o presidente do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS), Edison Araújo.

A percepção melhorou tanto em relação às condições da própria empresa, quanto na avaliação da economia. Os empresários já mencionam melhora no nível de investimentos, mas o indicador de contratação de funcionários continua em queda, comparado a janeiro, retração de 4,1%.

Confira a pesquisa em anexo: