Você está visualizando atualmente Confiança do consumidor tem maior nível desde fim de 2014, aponta FGV

Confiança do consumidor tem maior nível desde fim de 2014, aponta FGV

Puxado pela melhora das expectativas, em especial as relativas às finanças das famílias, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,5 pontos em março, alcançando 85,3 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014, quando atingiu 86,4, informa a Fundação Getulio Vargas (FGV). É a terceira alta consecutiva do indicador, que subiu 4,8 pontos na comparação com março de 2016. 
 
“A sondagem de março confirma a retomada da trajetória de alta da confiança do consumidor, interrompida por um forte ajuste no sentido contrário ao final do ano passado. O resultado continua sendo conduzido principalmente pela melhora das expectativas. Apesar disso, notícias favoráveis à retomada da economia, como a desaceleração da inflação, a queda dos juros e a liberação de recursos de contas inativas do FGTS, podem levar a uma alta mais consistente das variáveis que medem a situação corrente dos consumidores ao longo dos próximos meses”, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor. 
 
Em março, as expectativas melhoraram mais que as avaliações sobre o momento atual. O Índice de Expectativas (IE) avançou 5,1 pontos, para 95,7 pontos, o maior desde fevereiro de 2014 (100,7). O Índice da Situação Atual (ISA) teve alta de 1,2 pontos, para 71,5 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (71,8). 
 
As avaliações sobre o quadro econômico atual melhoraram pelo terceiro mês consecutivo. O indicador que mede a satisfação dos consumidores com a situação econômica local subiu 2,0 pontos para 77,8 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2015 (80,1). Já o Indicador de percepção com a situação financeira da família ficou relativamente estável, ao passar de 65,6 para 65,9 pontos. 
 
Os consumidores também estão mais otimistas em relação às perspectivas futuras. O indicador que mede o grau de otimismo em relação à situação econômica em geral alcançou o segundo maior nível da série iniciada em setembro de 2005 (115,4). 
 
Dentre os quesitos integrantes do ICC, no entanto, foi o indicador de perspectivas sobre as finanças familiares que mais contribuiu para a alta do ICC deste mês, ao subir 5,8 pontos, para 94,3 pontos, o maior nível desde outubro de 2014 (96,4). Este otimismo parece refletir a expectativa de aceleração do processo de desalavancagem das famílias, sob a influência de inflação e juros mais baixos e entrada de recursos anteriormente não previstos do FGTS. 
 
A melhora da confiança ocorreu em todas as faixas de renda. Destaca­-se a recuperação dos consumidores com renda familiar mensal entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00, cujo índice subiu 5,1 pontos em relação ao mês anterior, influenciado por melhores expectativas em relação à situação financeira das famílias e um maior ímpeto de compras. 
 
A sondagem do consumidor de março coletou informações de 2.042 domicílios entre os dias 2 e 22 de março.

 

Valor Econômico

Deixe um comentário