Você está visualizando atualmente Colaboradores do Sistema Fecomércio MS participam de treinamento de Programa de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio MS participam de treinamento de Programa de Sustentabilidade

Foi realizada nos dias 20 e 21 de julho a 4ª fase (planejamento) da implantação integrada do Programa Ecos (Programa de Sustentabilidade) para a Fecomércio, Sesc e Senac. Nessa fase, os grupos gestores das três instituições realizaram análises, debates e propuseram ações, a partir dos diagnósticos, para elaboração do Plano de Ação do Ecos em todas as unidades do Estado. 

O planejamento das ações é alinhado aos objetivos do Programa, os quais representam, em sua maioria, assuntos já abordados em referenciais institucionais das entidades. Além disso, a metodologia do Ecos utiliza ferramentas que facilitam o planejamento e acompanhamento das ações sugeridas, como: o mapeamento de aspectos e impactos ambientais, a análise dos indicadores primários de consumo (energia, água, papel A4, papel-toalha e copos descartáveis) e a construção da matriz Ecos, apoiada em ferramenta de planejamento estratégico (Balanced Scorecard) para melhoria contínua.

Para a superintendente da Fecomércio MS, Valmira Carvalho, essa etapa é de muita relevância para a implantação do Ecos. “Estamos elaborando nossa nossa conduta para o futuro, programando ações e alterando comportamentos para uma atuação sistêmica sustentável e ecologicamente correta”.

Para a diretora de planejamento e programas sociais do Sesc MS e coordenadora do ECOS, Ana Carina Mello, “é de extrema importância a etapa de planejamento para o sucesso da implantação. A participação da equipe local e a interação com o Comitê Nacional tem tornado o processo muito assertivo e rico. Temos certeza que o Ecos fará muito sucesso aqui no Mato Grosso do Sul”.

Fabio Santos, gerente de planejamento do Senac MS, disse que a fase de planejamento é muito importante para as equipes das três entidades, pois contribui para o sucesso do lançamento e implantação do Programa Ecos.

 

 

Deixe um comentário