Você está visualizando atualmente Campo Grande entre as regiões afastadas dos polos de inovação, mas com uma forte comunidade de startups

Campo Grande entre as regiões afastadas dos polos de inovação, mas com uma forte comunidade de startups

O Brasil possui entre 10 e 15 mil startups – e muitas delas estão em lugares pouco conhecidos por sua inovação, mas muito promissores para quem procura abrir seu próprio empreendimento disruptivo em oceanos mais azuis.

 

A maioria das startups, é bem verdade, está nas metrópoles de que todos se lembram. Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro são alguns exemplos. Mas um mapeamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) mostra que há comunidades de startups nascendo em áreas menos saturadas.

 

Alguns destaques são Fortaleza (Ceará), Londrina (Paraná) e Uberaba (Minas Gerais), “ambientes vibrantes” e que se fortalecem “intensamente” como comunidade para ter cada vez mais projeção internacional. A análise é de Marcos Medeiros, gerente de comunidades da ABStartups e responsável pelo mapeamento.

 

“Toda vez que fixamos os olhares para os grandes centros econômicos do país, deixamos de ver a quantidade de talentos, histórias e grandes cases de sucesso em outras regiões com menor visibilidade. É importante dar mais conexões e janelas para elas, pois assim esses ecossistemas se tornam mais fortes, dando mais suporte aos atuais negócios e inspirando empreendedores – favorecendo o surgimento de mais e melhores startups.”

 

Entre as 15 cidades para se inovar

 

Campo Grande, município no Mato Grosso do Sul, possui 53 startups mapeadas em setores como educação (9,43%), internet (9,43%) e agronegócio (7,55%). Entre os negócios inovadores estão Automobi, Before, Dinneer, Jera, Namoro Fake, Nastek, Optimale, Portal Educação (comprado pelo UOL Educação), Reclame Aqui, Reduza, Trucadão.

 

Campo Grande é palco de eventos como o Bootcampo/Sebrae, o Campus Daye o Startup Weekend. Algumas outras instituições que organizam eventos constantemente é a UFMS, a Associação dos Jovens Empreendedores (AJE) e o Conselho de Jovens Empreendedores (CJE/MS).

 

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) lança editais para startups. Os grupos de investimento Anjos do Brasil, Cerrado e Gávea Angels também estão presentes no município, tal como as gigantes Águas Guariroba, Energisa, NET/Embratel e o Sistema Famasul.

 

Revista Exame

Deixe um comentário