Você está visualizando atualmente Após quitação de dívida, bancos têm dez dias úteis para entregar recibo

Após quitação de dívida, bancos têm dez dias úteis para entregar recibo

Foi sancionada lei que obriga bancos e instituições financeiras a emitir recibo de quitação integral de débito no prazo máximo de 10 dias úteis. A regra é válida a partir desta quinta-feira (8), assim que o consumidor pagar a dívida. A medida foi publicada em junho, no Diário Oficial da União.

Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) o prazo de dez dias úteis não é válido para contratos de financiamento imobiliário. Neste caso, o prazo é de 30 dias. Da mesma forma a lei não se aplica às situações em que a lei determinar procedimentos e prazos específicos. Assim, a instituição financeira precisa que esclarecer as situações excepcionais ao interessado.

A parte do texto que definia a aplicação de penalidades previstas na Lei 4.595/1964 para as instituições financeiras que não cumprirem a determinação da lei, foi vetada pelo presidente Michel Temer. A regra de 1964 trata de questões relacionadas à organização e funcionamento do Sistema Financeiro. Para o governo, a nova regra está coberta pelo Código de Defesa do Consumidor, que prevê punições para o descumprimento de normas.

O BC (Banco Central) e o Ministério da Justiça aconselham os consumidores a procurarem os Procons para fazer reclamações contra instituições financeiras que não entregarem o recibo dentro do prazo. Assim como insatisfações com instituições financeiras também pode ser registrada no BC, pois as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional.

Porém, a recomendação do BC é que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira. Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição financeira, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta.

 

Midiamax

Deixe um comentário