Você está visualizando atualmente 3 dicas para quem quer empreender com sustentabilidade

3 dicas para quem quer empreender com sustentabilidade

Empreendedores têm mostrado cada vez mais interesse em abrir negócios com o foco em sustentabilidade. É uma tendência. O setor, inclusive, é uma grande aposta para 2017, que deve crescer ainda mais ao longo do ano. Mesmo assim, é importante tomar cuidado. Assim como qualquer outro setor, atuar na área exige muito mais do que boas intenções.

Para facilitar a vida de quem está pensando em empreender com iniciativas sustentáveis, a Feira do Empreendedor, que ocorre de 18 a 21 de fevereiro no Pavilhão do Anhembi, vai contar com um espaço exclusivo para o setor.

Com 80 m², o ambiente contará com oficinas e expositores que já atuam na área. Segundo Maria Augusta Pimentel, consultora do Sebrae-SP responsável pelo espaço, a expectativa é de que 8 mil pessoas passem pelo Espaço Sustentabilidade ao longo dos quatro dias de evento.

Quem passar pela área terá contato com dicas práticas, como, por exemplo, o que as oficinas mecânicas e de funilaria podem fazer para descartar corretamente o óleo antigo e as tintas que contêm metais pesados de maneira que não prejudiquem o meio ambiente. 

A consultora também comentou que a tendência é que o setor ganhe mais projeção em 2017. “Embora ainda não seja um movimento totalmente disseminado, a gente sabe que o setor vai crescer.” Por isso, a especialista reuniu uma série de dicas e recomendações para quem está pensando em investir na área.

Confira:

1. Atue de acordo com o ramo

Para a consultora, o empreendedor deve identificar exatamente o que precisa fazer de acordo com o nicho onde atua. Por exemplo, se você empreende com uma oficina mecânica, é importante ir atrás da legislação ambiental para descobrir como descartar corretamente o óleo. “É um negócio que, por natureza, tem impactos ambientais. E o mesmo serve para outros setores. É importante estar atento às especificidades de cada área.”

2. Checar todos os processos e aproveitamento racional de recursos

Não adianta você atuar de maneira sustentável se os seus fornecedores não adotam as mesmas medidas que você. Então cheque todos os processos. “Sempre é importante se manter ciente da procedência dos materiais que você utiliza na empresa, buscando saber se eles não vão trazer impactos negativos para o meio ambiente”, afirma Pimentel. Outra dica da consultora é evitar desperdícios, aproveitando racionalmente os recursos que utiliza no negócio.

3. Cuidado com o material humano

“Não adianta nada ser uma empresa verde, com desperdício zero, se você explora seus trabalhadores”, diz Pimentel. Para a especialista, ambiente ruim com condições inadequadas não pode fazer parte da realidade de uma empresa sustentável.

 

Revista PEGN

Deixe um comentário