Você está visualizando atualmente Sesc administrará prédio histórico do CMO em Campo Grande

Sesc administrará prédio histórico do CMO em Campo Grande

O Sesc MS, CMO (Comando Militar do Oeste) e 9º Batalhão do Exército firmaram nesta segunda-feira, 10, parceria na qual o Serviço Social do Comércio de MS passa a administrar o prédio histórico da 30ª Circunscrição do Serviço Militar, instalado na Avenida Afonso Pena, 2270. Na unidade haverá cursos de arte, cinema e exposições.

Concebido na década de 20, o prédio integra o patrimônio histórico da Capital e divide com a Morada dos Baís – hoje também administrada pelo Sesc – o título de primeiro edifício de dois andares da Capital. Com a assinatura do convênio, começa de imediato a obra para restauração, que se inicia pela parte térrea do prédio, cuja conclusão está prevista para o fim deste ano, com início das atividades do Sesc no primeiro semestre de 2017.

Durante solenidade de assinatura do convênio, foram expostas telas do artista plástico local Luiz Xavier e o poeta Fernando D’Andrea, declamou a poesia “Andarilho das Águas”. Com o novo prédio, o Sesc avançará em suas ações culturais, mantendo na Morada dos Baís as apresentações musicais e exposições itinerantes e permanentes.

“Nos orgulha trazer parte de nossas ações para um prédio tão significativo que evoca dois nomes marcantes na história do Exército Brasileiro: representados por Calógeras e Rondon. Encontramos no Comando Militar do Oeste um importante parceiro que está sempre presente às ações do Sistema Fecomércio MS e aproveitamos a oportunidade para estreitar esse relacionamento. Entendemos que este arranjo entre sociedade organizada e os órgãos do governo seja profícuo e de suma importância para ampliar os serviços à comunidade e contribuir para a qualidade de vida e desenvolvimento de nossa Capital e Estado”, diz o presidente do Sistema Fecomércio MS e do Conselho do Sesc, Edison Araújo.

A Diretora Regional do Sesc, Regina Ferro, ressalta que a parceria une as missões das duas instituições. “A missão do Sesc é educar para a conquista da qualidade de vida e a cultura é uma das maneiras, que permite resgatar história de uma sociedade. Trabalharemos incansavelmente para que esse convênio honre o Exército, pois é de muita importância trabalhar o resgatar deste local e o Sesc se compromete a movimentar como espaço cultural, sem esquecer da história que resguardam estas paredes”.

Regina lembrou que o prédio foi concebido em 1922, um ano de extrema importância para a cultura brasileira, quando ocorreu a Semana de Arte Moderna de 22.

O Comandante Militar do Oeste, General Paulo Humberto César de Oliveira, destacou a responsabilidade social de ambas as instituições – Exercito e Sesc. “Estamos unindo esforços com o Sesc para que possamos servir melhor a nossa sociedade”.

A nova unidade do Sesc, quando inaugurada, irá funcionar de terça a sexta-feira, das 13h às 22h e aos sábado das 13h às 22h, com as seguintes ações:

BIBLIOTECA 

Investimento em acervos da literatura clássica, contemporânea, plataformas adequadas  para atividades de experiências de leitura, com ilhas de experiência e acesso para públicos diferenciados de várias faixas etárias.
 

ARTES PLÁSTICAS – sala de exposições

EXPOSIÇÕES DE ARTISTAS LOCAIS E NACIONAIS – previsão da realização do 1º Salão de artes do Sesc MS que abrigará manifestações de artistas plásticos com temáticas variadas com representatividades em suas diversas formas e suportes, compor os espaços para receber exposições e manifestações culturais, priorizando como plataforma criativa de novos artistas;

SALA MULTI USO – sala de projeções e pocket concertos

Cine SESC – Com acervo diferenciado, valorizando as produções de longa e curta metragem, priorizando as produções fora do eixo comercial que priorizam a estética e os conceitos da linguagem cinematográfica em todas as suas vertentes. Para os amantes do cinema, o Sesc disponibilizará abertura do seu acervo para agendamento espontâneo de exibição dos filmes para grupos com sessões abertas ao público em horários alternativos com agendamentos prévios que privilegiam discussões acerca da linguagem cinematográfica e além dos horários fixos para público espontâneo.

Sala para pockets concertos – experiências com pockets concertos, em que a experiência e o contato com a vibração sonora é permitida através de um contato mais próximo do músico com os expectadores, tanto para a música clássica quanto para a contemporânea.

LABORATÓRIO CRIATIVO – sala de ensaios, oficinas e encontros

Um espaço dedicado a ensaios, debates, estudos, encontros e reflexões – grupos de várias vertentes artísticas em diversos momentos necessitam se reunir para abordar determinados temas, precisam celebrar encontros e não têm sede própria, setoriais e grupos colaborativos carecem de estrutura como internet, equipamentos e espaços para criação. O Sesc entende que centro cultural é exatamente o local de celebrar a participação e colaborar para estes encontros.

ARENA CULTURAL – espaço a céu aberto – área externa

Espaço colaborativo para manifestações artísticas em todas as suas linguagens com apresentações cênicas, principalmente resultados dos laboratórios criativos, explorar os locais que o ambiente proporciona de forma criativa com toda a sua potencialidade, proporcionando aos estudantes, grupos e coletivos um espaço para saraus e encontros no espaço dedicado a manifestações que exaltem a cultura local e a interação social.

 

 

Deixe um comentário