Você está visualizando atualmente Recursos extras liberados pelo governo dão fôlego para o comércio no fim de ano, aponta Fecomércio

Recursos extras liberados pelo governo dão fôlego para o comércio no fim de ano, aponta Fecomércio

O anúncio do governo federal de liberar recursos do PIS/Pasep a idosos animou os comerciantes de Mato Grosso do Sul. Segundo a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Teixeira, uma parcela dos R$ 9,47 bilhões vai ajudar a aquecer as vendas no comércio do Estado às vésperas das comemorações de fim de ano.

“Qualquer forma de renda extra tende a impactar significativamente a economia, trazendo consigo expectativas mais otimistas para o consumidor e para os empresários. Uma vez que as expectativas são positivas, estas podem se reverter em ações concretas, como no processo de recuperação da economia e em um melhor Natal”, afirma. 

Os recursos são de um benefício que vigorou de 1971 a 1988 e que beneficiava os trabalhadores com os rendimentos. O saque era possível no caso de aposentadoria ou em idade superior a 70 anos. Cerca de oito milhões de pessoas não sacaram o recurso na época e ainda hoje possuem direito ao benefício. O governo assinou a medida provisória 791/2017, que permitiu a homens de 65 anos e mulheres de 62 anos o saque do valor.

Daniela Teixeira lembra ainda que a liberação de outros recursos como o abono salarial, disponível para saque a partir desta quinta-feira (19), referente ao exercício 2017/2018 e que totalizará R$16,9 bilhões, além da segunda parcela do 13º dos aposentados e aos trabalhadores de uma forma em geral, em novembro e dezembro, garantem um fôlego ainda maior ao comércio. 

Mas a economista faz um alerta. “Por se tratar de rendas temporárias, devem ser utilizadas com cautela, para que não aumentem os riscos de inadimplência, em função do desequilíbrio orçamentário”.

 

Deixe um comentário