Você está visualizando atualmente Na luta por visibilidade, Sindicom de Corumbá conta com apoio da Fecomércio

Na luta por visibilidade, Sindicom de Corumbá conta com apoio da Fecomércio

Nesta semana, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Corumbá, Otávio de Araújo Philbois, fala sobre os desafios e conquistas da entidade, ao lado da Fecomércio MS. Otávio está à frente da gestão 2014/2017. Comerciante tradicional da cidade, há 30 anos está nono segmento de ótica, joalheria, relojoaria, negócio da família estabelecido há 104 anos e que já está na terceira geração.

Fecomércio – Qual é hoje a principal busca do Sindicom de Corumbá?

Otávio Philbois – O Sindicato tem uma busca permanente por visibilidade e é um desafio, porque por um lado temos as necessidades e vontades e de outro a falta de recursos. Hoje, por exemplo, temos sede própria, mas estabelecidos em uma galeria e pensamos que se fosse em um prédio externo conseguiríamos aumentar essa visibilidade.

Também estamos iniciando processo de negociação coletiva e todos os anos temos conseguido acordos que contemplam ambas as partes. Este ano é um novo desafio, diante do cenário econômico, mas temos certeza que, apesar dessa situação, chegaremos um enquadramento bom tanto para um lado quanto para outro.

Fecomércio – De que forma o suporte da Fecomércio vem respaldando as ações do Sindicom?

Otávio Philbois – A Federação é fundamental é nosso principal ponto de apoio. Sem ela, teríamos dificuldades talvez intransponíveis. Nos oferece o apoio jurídico e também logística para que tenhamos uma base de atuação abrangente.

Fecomércio – Qual a peculiaridade do setor em Corumbá?

Otávio Philbois – Aqui na fronteira temos muitas situações delicadas em relação ao comércio, em que o poder público intervém para que seja recomposta a ordem, por conta de comércios clandestinos que se estabelecem nas ruas. Buscamos incessantemente apoio do poder público para que todos possam trabalhar harmoniosamente em condições equivalentes. Não se pode ter uma firma estabelecida ao lado de outra que não está regularizada, vendendo os mesmos produtos.

Fecomércio – Qual a expectativa quando à chegada do Pro Empresas?

Otávio Philbois – É sempre muito importante que a gente tenha qualificação, seja ela do empresário, do prestador de serviço, do profissional que nos auxilie. Acredito que toda oferta de qualificação é bem vinda e certamente trará melhorias à comunidade de uma forma geral. Também estamos iniciando o processo de certificação e acredito que nos próximos 20 dias já teremos esse serviço.