Você está visualizando atualmente Gestora da Fecomércio-MS participa de encontro nacional de representação

Gestora da Fecomércio-MS participa de encontro nacional de representação

A gerente de relações institucionais da Fecomércio-MS, Tatiana Maachar, participou do 7º Encontro dos Gestores da Rede Nacional de Representação do Sistema Confederativo (Renar)  promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Durante o encontro, realizado em Brasília (30/10), foram apresentados os trabalhos realizados pelos gestores das Federações assim como as propostas dos novos projetos para o fortalecimento da Representatividade do Setor do Comércio para o ano de 2019.

Os participantes também acompanharam palestras sobre que tratam sobre compliance, com a coordenadora-geral de integridade da CGU, Renata Alves de Figueiredo, e sobre a participação da CNC no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, tema apresentado pelo economista da Divisão Econômica da CNC, Antônio Everton.

Representação

O Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul, que integra a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPF, atua nas instâncias de representações pública e privada, empreendendo ações estratégicas, políticas e institucionais que contribuam para a sustentabilidade da missão do setor do comércio de bens, serviços e turismo.

As Relações Institucionais atua na preparação dos seus representantes, promovendo informações sobre o perfil da instância em que atuarão e sobre as problemáticas questões nela debatidas, e na difusão dos resultados das ações de representação. Essa Capacitação aos representantes potencializa sua capacidade de orientar, coordenar e defender os interesses da Federação, reafirmando seu comprometimento com a missão, a visão e os valores que pautam os projetos e planos de ação por ela desenvolvidos.

Para o exercício da defesa e da garantia dos interesses, a Fecomércio-MS utiliza diferentes formas de ação de representação, seja no Poder Executivo, no Legislativo ou no Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal. Desta forma, asseguramos que as decisões políticas não se transformem em obstáculos à eficiência e à eficácia do setor do comércio de bens, serviços e turismo, contribuindo na defesa dos interesses dos seus representados.

A defesa dos interesses ocorre por meio de representações como: Participação em Fóruns; Conselhos e Audiências Públicas; Mobilizações; Ações Administrativas e Judiciais; Ofícios Dirigidos e Posicionamentos Oficiais, nas diversas searas de negociação, e ainda nas Negociações Coletivas de Trabalho e acompanhamento do processo parlamentar.