Você está visualizando atualmente Consumidores que já recebem taxa de iluminação retroativa podem pedir suspensão, orienta Concen

Aproximadamente 18 mil consumidores da região central de Campo Grande, muitos deles da área comercial e de condomínios, já receberam as faturas de energia elétrica com a cobrança retroativa da Cosip (Contribuição sobre Custeio da Iluminação Pública), que foi suspensa por determinação judicial, e devem entrar em contato com a Energisa-MS para solicitar emissão de nova fatura, sem a taxa.

A orientação é da presidente do Concen (Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da Energisa-MS), Rosimeire Cecília da Costa, que no Conselho representa a Fecomércio-MS. “O Concen acordou com a concessionária que isso pode ser feito por meio do 0800 e a nova fatura é enviada por e-mail, sem necessidade de ir até a agência da Energisa”. Já os consumidores que pagaram terão o valor compensado na próxima fatura, de agosto.

A suspensão da cobrança da Cosip no ano passado foi determinada pela Câmara Municipal de Vereadores, mas depois retomada por decisão judicial que estabeleceu o efeito de cobrança retroativa. Porém, no dia 06 de julho, quinta-feira última, uma nova decisão da justiça estadual, atendendo recurso extraordinário do Ministério Público Estadual, determinou a suspensão da cobrança retroativa. Agora a decisão final vira da instância federal – STF.

Os aproximadamente 18 mil consumidores que já receberam as faturas com a cobrança retroativa da Cosip estão no centro da Capital, na área compreendida entre a Fernando Correia da Costa e Avenida Euler de Azevedo. A cobrança do valor retroativa é discriminada nas faturas em que foi lançada. O telefone da Energisa para atendimento ao público é o 0800-722 7272.