Você está visualizando atualmente Concen capta demandas e esclarece consumidores do norte e oeste do Estado

Concen capta demandas e esclarece consumidores do norte e oeste do Estado

Em ações itinerantes realizadas durante este mês de maio em Alcinópolis, região norte do Estado e Corumbá, no oeste, representantes do Concen (Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica da Área de Concessão da Energisa –MS) conheceram as principais dificuldades nestas regiões e também puderam levar esclarecimentos sobre como as questões pontuadas podem constar no processo de revisão tarifária que ocorrerá em 2018, estabelecendo o planejamento da concessão pelos próximos cinco anos.

A primeira reunião foi no dia 13 de maio, em Alcinópolis e contou com representantes dos diversos segmentos de consumidores de nove municípios da região norte. “Tivemos reclamações de interrupções constantes e nossa proposta é trazer o atendimento de contingencia, que hoje está sediado em Coxim, para mais próximo. Tivemos a mesma reclamação em Corumbá, onde o atendimento de contingencia está sediado em Aquidauana, a 277 quilômetros. É uma oportunidade de captar essas demandas, mas também traduzir as dificuldades. Enquanto Conselho que representa as 5 maiores classes de consumo, precisamos ter condições de dimensionar se as equipes para atendimentos são insuficientes, mas também explicar ao consumidor que, se vamos colocar mais próximo, precisamos pagar por esse serviço, haverá impacto na tarifa”, diz a presidente do Concen-MS, Rosimeire Cecília da Costa, que na entidade representa a Fecomércio-MS.

No dia 23 de maio, com participação de representantes da Faems, Sindicato Rural, indústrias e consumidores comerciais e residenciais, a energização do Pantanal foi o principal desafio em pauta. O Concen explicou a importância da assertividade na decisão sobre o assunto, uma vez que em sistema isolado ou interligado, os custos serão assumidos pelos cerca de um milhão de consumidores da área de concessão no Estado. O que encarece o projeto é a distância entre as potenciais unidades consumidoras.

“O que a gente espera, primeiro é a concretização do anúncio feito pelo secretário de infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli, de uma subestação na curva do Leque. Um projeto que a Secretaria apresentou por emenda parlamentar e que a gente espera que mitigue a situação. E há também o compromisso da própria Energisa de até 2020 apresentar uma saída. Queremos esgotar o assunto durante este ano”, diz a presidente do Concen. A agenda do Concen para 2017 também prevê ações itinerantes nas regiões sul e leste do Estado.