Você está visualizando atualmente Com gestão de referência, SindCfc-MS aponta desafios e ressalta apoio da Fecomércio MS

A entrevista desta semana é com o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de MS (Sindcfc-MS), Wagner Prado. Ele fala sobre a parceria com a Fecomércio para capacitar líderes e executivos sindicais sobre associativismo e também sobre o principal desafio que se coloca para o segmento: a incorporação de novas tecnologias. Confira:

Fecomércio MS – Como o SindiCfc vem atuando na defesa dos interesses da categoria? Pode nos pontuar algumas conquistas recentes da entidade?

Wagner Prado – Estamos há 14 anos trabalhando a favor da Categoria, claro que no começo foi tudo muito mais difícil, não tínhamos recursos que temos hoje. Conseguimos consolidar nossa posição como entidade forte e representativa, evidenciando uma trajetória de conquistas. Hoje somos considerados referência em gestão e aplicabilidade de recursos e todo o país. Quanto as nossas conquistas, foram muitas, mas destaco uma imaterial, a credibilidade junto aos órgãos de trânsito e ao nosso público. Somos um serviço delegado pelo Estado, temos uma atribuição muito maior do que simplesmente a aprendizagem, somos responsáveis pela formação de pessoas comprometidas com o trânsito, com a vida uns dos outros. A educação se destaca, além de toda parte técnica. Hoje nosso sindicato não é só um prédio com uma mesinha e um telefone. Possuímos, dois anexos onde fica o nosso Centro Tecnológico ( simuladores de direção), Um prédio para realização de exames psicológicos) parte administrativa e financeira, auditório, comunicação e setores do DETRAN que ficam dentro do nosso prédio, como a captura de imagens, exames médicos, protocolo.

Fecomércio MS –Qual é o maior desafio que se apresenta hoje para o Sindicato?

Wagner Prado – Penso que o maior desafio hoje encontrado, seja a inclusão de novas tecnologias junto ao trabalho dos CFCs. Sempre que parece algo novo, simulador de direção, por exemplo, nos deparamos com diversas opiniões, a favor e principalmente contrárias a essas inovações e infelizmente, nem sempre convivemos com opiniões realmente embasadas tecnicamente para falar sobre o assunto. Temos um trânsito difícil em todo o Brasil, o processo de aprendizagem é de difícil aplicação em alguns Estados e quando se tenta realmente usar essas tecnologias à favor de um transito melhor, encontramos mais dificuldades, ou seja, cobra-se  dos CFCs uma melhor aprendizagem e quando aliamos tecnologia, não nos deixam aplicar, penso que esse seja hoje o maior desafio para o nosso Sindicato.

Fecomércio MS – De que maneira avalia o ano de 2016?

Wagner Prado – Sem dúvida nenhuma foi um ano de muito aprendizado, de formar ainda mais parceiros, de alavancar ideias, sugerir propostas e efetivamente por em prática nossos sonhos, aqueles pelos quais trabalhamos tanto. Um dos avanços foi pleitear junto ao governo do Estado a isenção do IPVA para a categoria, proporcionando assim mais investimentos dentro dos CFCs e melhor atendimento aos alunos, novos condutores. Esse pleito está em andamento através de um estudo aprofundado de planilhas, levantamento de dados da frota e do impacto financeiro. Temos como parceiros, o Detran/MS, que nos cobra, mas nos auxilia muito. Nosso maior objetivo é ver a categoria, forte, coesa e pronta para oferecer um serviço ainda melhor.

Fecomércio MS – Qual a importância do alinhamento com a Federação do Comércio e de que forma a Fecomércio dá suporte para as ações da entidade?

Wagner Prado – A Fecomercio tem sido referência para os demais sindicatos e para o Sindcfc – MS. Temos uma parceria que  por meio do planejamento estratégico, vamos fortalecendo o crescimento da entidade. Desde 2015 o sindicato começou a colocar em prática de forma intensiva o programa desenvolvido pela Fecomercio, para capacitar os líderes e executivos sindicais sobre associativismo e serviços oferecidos. Anualmente fazemos uma avaliação realizada pela Fecomercio ou algum sindicato da base para troca de conhecimento   dos trabalhos a serem realizados.